FCT - Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento

Designação e prazo do concurso

O período de candidaturas ao Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os Domínios Científicos 2023, da FCT, está a decorrer até às 17h00 do dia 31 de março de 2023. Prevê-se a atribuição de 1450 bolsas de doutoramento, das quais 400 serão alocadas a uma linha de candidatura específica para planos de trabalhos desenvolvidos em entidades não académicas.

As entidades não académicas, através do acolhimento de bolseiros de doutoramento, podem beneficiar de uma política pública de promoção do financiamento de ciência, fortalecendo as sinergias com o ambiente científico e académico e potenciando a inovação e a competitividade. Neste sentido, a FCT abriu para as entidades não académicas uma manifestação de interesse para acolhimento de doutorandos, que já conta com mais de 200 entidades que responderam, numa lista já publicada e com atualização permanentemente.

 

Mais informações:

Título/data da exposição e fotografia de Lindley Cintra

Exposição patente ao público até 31 de maio.

Título/data/local do evento e representação do universo

Ciclo de Debates "Pensar a Dois Tempos".

Pormenor da capa do livro

O livro resulta do projeto de investigação Saúde e Estilos de Vida no Ensino Superior em Portugal (ES+Saúde).

Pormenor da exposição

Exposição patente ao público até 09 de junho.

Os participantes neste workshop ficarão a saber mais sobre como executar uma enxertia sem erros, para além dos cuidados a ter com as árvores de fruto ao longo do ano.

Título/data do evento e logótipo Ciência Viva

A Ciência Viva convida à participação no evento de lançamento do 5.ª volume, "Mulheres na Ciência": uma homenagem às mulheres cientistas portuguesas em formato de livro, retratando cientistas das mais diversas áreas do conhecimento.

3.ª edição do curso, com inscrições até 04 de março.

Título/data/local do evento e fotografia de escadas rolantes

Conferência da redeMOV, por Francisco Coelho Plácido.

Logótipo do evento

A iniciativa tem como principal objetivo promover uma discussão construtiva sobre a estratégia da ULisboa no âmbito da sustentabilidade e destacar boas práticas das Escolas apresentadas pelas Associações de Estudantes.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Diogo Pinto (Department of Physics, University of Oxford, UK).

Título do curso

Ao longo de 10 horas serão abordados temas tais como contornar as principais dificuldades na comunicação da Biodiversidade, como usar histórias, ou a importância dos conceitos científicos na hora de os comunicar.

Colóquio de Matemática, por Ana Rita Pires (University of Edinburgh).

Logótipo da Unite! e fotografia de três estudantes

2nd Unite!-Ed Future Conference - please register by 07 March.

Física de altas energias

workshop é destinado a estudantes e investigadores em inicio de carreira que tenham interesse na aplicação de técnicas de machine learning à física de altas energias, com especial referência às experiências do LHC no CERN.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática

Atividades a decorrerem em CIÊNCIAS nos dias 14 e 19 de março.

Título "Jornadas de Matemática" e logótipos das entidades envolvidas

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Fotografia de jovens investigadores

Inscrições até 15 de março.

Planta

As candidaturas terminam a 20 de março, estando previstos vários eventos de matchmaking para ajudar os participantes a encontrar parceiros para os seus projetos.

Título "Cybersecurity Executive Program Edição 2025", sobre um fundo em tons de verde

Candidaturas até 06 de março.

Fotografia de criança a observar plantas com uma lupa

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), through their engagement and participation in citizen science activities.

Reitoria da ULisboa

O ato eleitoral decorrerá nos dias 31 de março e 01 de abril de 2025.

Fotografia de coleção de insetos

The course includes several case studies of insect adaptation, and the most recent overview on insect evodevo, plasticity, ecophysiological responses and conservation under global change.

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.

O maior evento de empregabilidade de CIÊNCIAS, a decorrer nos dias 08 e 09 de abril.

Título "Para um ensino humanista das ciências" e logótipos das entidades organizadoras

O evento tem como tema principal "Para um ensino humanista das ciências" e conta com a participação de vários professores de CIÊNCIAS.

Páginas