Orçamento Participativo Portugal

O Orçamento Participativo Portugal é um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e que escolhem, através do voto, quais os projetos que devem ser implementados em diferentes áreas de governação.  A  votação ocorre até 30 de setembro. Cada cidadão pode votar num projeto de âmbito nacional e noutro de âmbito regional.

Alguns docentes e investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa propuseram, como cidadãos, projetos a votação no Orçamento Participativo Portugal.

Fique a conhecer os projetos e participe na votação:

Âmbito Nacional

• Projeto #292 - Brincar com histórias muito antes da História
    Proposto por Mário Cachão
    Votar online

• Projeto #479 - Cidadãos Cientistas: Contribuição para um Sistema de Monitorização de Atropelamentos de Animais Silvestres em Portugal
    Proposto por Raquel Mendes, Inês Teixeira do Rosário, Margarida Santos Reis e Patrícia Tiago
    Votar online

• Projeto #582 - AstroCosmos: Aprender na Escola, no Campo e na Cidade, no Céu de Portugal
    Proposto por Rui Agostinho

• Projeto #631 - Águas Subterrâneas: Conhecer e Proteger
    Proposto por Joana Ribeiro e Fran Martinez

Âmbito Regional

• Projeto #312 - Conversas de Cesta, partilhar o que tenho na cesta
    Proposto por Margarida Meireles
    Votar online

• Projeto #360 - Valorização dos trilhos da Reserva da Lagoa de Santo André e da Sancha
    Proposto por Conceição Freitas e Anabela Cruces
    Votar online

• Projeto #477 - Cientistas de Hoje e Amanhã: Biodiversidade Urbana no Pátio das Escolas
    Proposto por Raquel Mendes, Ana Catarina Luz, Cristiana Aleixo, Cristina Branquinho, Inês Teixeira do Rosário, Margarida Santos Reis, Otília Correia, Patrícia Tiago, Paula Gonçalves e Pedro Pinho

• Projeto #632 - De resíduo a ecosabão, está na sua mão
    Proposto por Cátia Albino e Filipa da Silva Albino
    Votar online

Por Alexandre T. Baraviera (IME-Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Por Carlos da Câmara (D​ep. Engenharia Geográfica Geofísica e Energia, FCUL, Universidade de Lisboa).

Atualmente, é prática corrente referir-se que em Portugal e noutros países ocidentais se vive num sistema meritocrático, em que o estatuto de cada pessoa se baseia no mérito social e não em qualquer forma de privilégio.

Inauguração da Exposição "As Formas do Cobre"

A exposição fotográfica “As Formas do Cobre” pretende apresentar a diversidade do mundo mineral, com recurso a Formas inovadoras de ver Formas da natureza que condicionam Formas de sociedade.

Sessão de homenagem a Alfredo Pereira Gomes (1919-2006), no centenário do seu nascimento.

Inscrições mediante envio de formulário de inscrição preenchido, acompanhado de comprovativo de pagamento, até 04 de janeiro de 2019 para

No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e o CEAUL em abril passado, irá realizar-se a 2.ª sessão de divulgação sobre Literatura e Ciência

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

This course introduces the field of island biogeography, a discipline that has long influenced other research areas such as macroecology, community ecology, evolution and conservation biology.

Luís Augusto Pipa Carvalho defende a dissertação "Supporting homeless people with IVR systems".

Por Jiří Lipovský (Department of Physics, Faculty of Science, University of Hradec Kralove).

Ciência e Império

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Programa Doutoral Plants for Life

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 24 de janeiro de 2019.

Mais informações disponíveis na página do Programa Doutoral.

Astronomia aplicada: O cálculo da Páscoa, a reforma do calendário, os lunários e os livros de marinharia dos séculos XV e XV

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Conferências CIUHCT "Ciência, indústria civil e exército em Espanha: o caso da Guerra do Rif (1921-27)"

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

FameLab Portugal - Eliminatória regional da Faculdade de Ciências

Eliminatória regional de Lisboa - Pavilhão do Conhecimento / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Natural History Collections and Biodiversity

Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Phylogenetics is one of the scientific areas of Biology that has grown fast and evolved in methodological terms in the last years.

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Lack of fertile land to feed the exponentially growing population, insufficient water availability and quality, changes in the flow of nutrients through the bio-geo-cycles (especially N and P) and climate and land use changes are impacting ecosystems and their capacity to deliv

Concerto de Ano Novo em Ciências

Concerto solidário, cujos fundos irão reverter para a Associação Ciências Solidária, contando com as atuações da "Orquestra "mixEnsemble" e do grupo "Cinco por cinco".

Conferência "A Educação e os Desafios do Futuro"

Os principais tópicos para reflexão e debate, com cientistas de diferentes áreas do conhecimento, centram-se nos últimos desenvolvimentos e perspetivas sobre:

Por Rui Pacheco (CMA-UBI, Universidade da Beira Interior).

Descobre a ULisboa

Nos dias 29 e 30 de janeiro de 2019 realiza-se a exposição interativa Descobre a ULisboa, dirigida aos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Dia Aberto M23

A Universidade de Lisboa promove o Dia Aberto M23, um evento que pretende aproximar o público adulto do meio universitário.