Orçamento Participativo Portugal

O Orçamento Participativo Portugal é um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e que escolhem, através do voto, quais os projetos que devem ser implementados em diferentes áreas de governação.  A  votação ocorre até 30 de setembro. Cada cidadão pode votar num projeto de âmbito nacional e noutro de âmbito regional.

Alguns docentes e investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa propuseram, como cidadãos, projetos a votação no Orçamento Participativo Portugal.

Fique a conhecer os projetos e participe na votação:

Âmbito Nacional

• Projeto #292 - Brincar com histórias muito antes da História
    Proposto por Mário Cachão
    Votar online

• Projeto #479 - Cidadãos Cientistas: Contribuição para um Sistema de Monitorização de Atropelamentos de Animais Silvestres em Portugal
    Proposto por Raquel Mendes, Inês Teixeira do Rosário, Margarida Santos Reis e Patrícia Tiago
    Votar online

• Projeto #582 - AstroCosmos: Aprender na Escola, no Campo e na Cidade, no Céu de Portugal
    Proposto por Rui Agostinho

• Projeto #631 - Águas Subterrâneas: Conhecer e Proteger
    Proposto por Joana Ribeiro e Fran Martinez

Âmbito Regional

• Projeto #312 - Conversas de Cesta, partilhar o que tenho na cesta
    Proposto por Margarida Meireles
    Votar online

• Projeto #360 - Valorização dos trilhos da Reserva da Lagoa de Santo André e da Sancha
    Proposto por Conceição Freitas e Anabela Cruces
    Votar online

• Projeto #477 - Cientistas de Hoje e Amanhã: Biodiversidade Urbana no Pátio das Escolas
    Proposto por Raquel Mendes, Ana Catarina Luz, Cristiana Aleixo, Cristina Branquinho, Inês Teixeira do Rosário, Margarida Santos Reis, Otília Correia, Patrícia Tiago, Paula Gonçalves e Pedro Pinho

• Projeto #632 - De resíduo a ecosabão, está na sua mão
    Proposto por Cátia Albino e Filipa da Silva Albino
    Votar online

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.