Talks@DI

Who has read my data on efficient, dependable large-scale systems?

Transmissão através de Videoconferência

Por Vinícius Cogo.

This talk will briefly recall my last decade in LASIGE/DI and overview some of our recent ongoing works on efficient, dependable large-scale systems. More specifically, I will describe our results from a recent theoretical study about auditable storage emulations, where we identified tight bounds and impossibility results for auditors reporting who has effectively read data in resilient information dispersal schemes. These results have immediate practical consequences since enabling such an auditability in most (if not all) of the existent information dispersal solutions demands f to 2f more objects than the minimal default configurations they foresee.

Bio: Vinicius Cogo is an Invited Assistant Professor of the Department of Informatics from the Faculty of Sciences (Ciências) of the University of Lisbon (ULisboa, Portugal) and an Integrated Researcher of the LASIGE research lab. He has a PhD and a MSc in Informatics from Ciências/ULisboa and a BSc in Computer Science from the Federal University of Santa Maria (UFSM, Brazil). He authored more than twenty peer-reviewed publications, worked on three project proposals and six projects as a hired researcher, and has been working on two projects as an integrated researcher. His research interests include distributed systems, dependability, fault tolerance, security, storage of critical data, and cloud computing.

Transmissão em direto via Zoom.

Departamento de Informática | Ciências ULisboa

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de diversas informações

Concerto solidário a favor da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Programa a disponibilizar.