Encontros Scientia

Valorization of beach-cast macroalgae biomass from Macaronesia as anti-aging and anticholinesterasic agents

Sala 2.2.14, FCUL, Lisboa

By Gonçalo Pereira da Rosa (IERS - cE3c/GBA).

VIDEOCONFERENCE.

Seaweed have gained increased interest due to their promising applications within food, cosmetic and health industries. In addition to macroalgae obtained by harvesting or cultivation, beach-cast macroalgal wracks can be an alternative source of added-value compounds. In several coastal areas, thousands of tons of macroalgae are cast on beaches and shorelines. Although these phenomena play a part in coastal ecology, the occurrence of massive amounts of decaying biomass in these areas conflict with human use.

These massive amounts of biomass are usually removed to dumping grounds or the sea, which is both costly and a waste of a resource so, it would be very interesting if this biomass could be removed, allowing the extraction of added-value compounds. In this context, the European project MacBioBlue is in progress and the results are presented below.

In the present work, extracts from beach-cast macroalgae from Gran Canaria, Spain were prepared and antiaging and anticholinesterasic activities of those extracts were assessed. The extracts were further fractionated and the most active fractions were characterized. Very interesting activities were obtained from the majority of the extracts and fractions prepared, which indicates the anti-aging potential of this natural resource and shows the potential of using beach-cast macroalgal wracks for the isolation of new added-value compounds.

cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

António Manuel Rodrigues Manso defende a tese "Populações Baseadas em Multisets para Algoritmos Evolutivos".

Vera Lúcia Duarte Guerreiro defende a dissertação "Monitorização e medidas de gestão de Auchenorrhyncha em pomares de prunóideas na Beira Interior: estudo de caso de Asymmetrasca decedens".

Júri das provas:

Fotografia de saída de campo de alunos de Geologia

Adiamento das matrículas e da formação para datas a anunciar, motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Univers

Imagem ilustrativa da Call for Projects, acompanhada dos logótipos das várias instituições participantes

O ScienceIN2Business está de volta e melhor do que nunca com novos programas e o apoio excecional dos nossos parceiros @Armilar Ventures, @Frontier IP e @ISEG.

As provas, requeridas por Rui Afonso Bairrão da Rosa, decorrem nos dias 27 e 28 de abril de 2020.

Logótipo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sobre um fundo branco

Os recentes desenvolvimentos relacionados com a pandemia SARS-CoV-2/COVID-19, sobretudo as medidas de contenção que estão a ser tomadas em todo o país, obrigaram as instituições de ensino superior e de investigação a fechar portas temporariamente.

Logótipo e informações associadas às candidaturas

Candidaturas de 15 a 30 de abril de 2020.

O curso pretende fornecer as ferramentas necessárias para que o investigador na área da saúde consiga desenvolver autonomia para o desenvolvimento de trabalhos de investigação científica utilizando a metodologia estatística apropriada.

Imagem ilustrativa do concurso de fotografia, acompanhada de várias informações úteis (título, data, participantes e entidade organizadora)

Concurso de fotografia, dirigido a todos os alunos, docentes e funcionários de Ciências ULisboa, com candidaturas a decorrer até 06 de maio de 2020.

Título da iniciativa, acompanhado das respetivas datas e de uma imagem ilustrativa

FCT: Concurso para projetos de I&D a decorrer de 31 de março a 28 de maio de 2020.

Sessão com a presença de Laurent Lafforgue e Nigel Hitchin, dois matemáticos de grande prestígio que aceitaram o desafio de conversar com a comunidade matemática de Ciências sobre a Matemática - passado, presente e futuro.

Logótipo da iniciativa, associado a uma fotografia de Lisboa

No seguimento da 1.ª conferência (ICUR2016), serão abordados temas relacionados com a gestão, avaliação e mitigação de riscos naturais e tecnológicos, assim como o seu impacto na saúde e nas sociedades.

Imagem alusiva à Escola de Verão de Energia

Face à emergência da pandemia da COVID-19, a 6.ª edição da Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa, prevista para 6 a 10 de julho de 2020, será adiada para data a definir em 2021.

International Colloquium – Biology of the Soricidae

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (CO

Fotografia de uma formação rochosa

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título e datas)

PANIC2020 will be held in Lisbon from August 31 to September 4, 2020.

This conference is the 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

New date: September 14th-16th, 2020.

Logótipo do evento, acompanhado da nova data de realização

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Fotografia de caminhantes numa montanha