Ciclo de Webinars "Geologia Toca a Todos"

O geólogo nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

Transmissão através de Videoconferência

De onde vêm todos os compostos que te permitem estar a ver esta mensagem ou notícia no teu smartphone ou computador? Será possível montá-lo sem toda uma cadeia de impactes sociais e económicos? Terão os recursos geológicos um papel fulcral no presente e futuro económico mundial? Que papel tem a geologia no teu dia-a-dia? Será que sabes o que realmente faz um geólogo e para que serve a geologia?

Webinar de acesso livre e gratuito, onde todos poderão colocar e ver respondidas as suas questões! Conta com o apoio das duas principais entidades associativas nacionais ligada à geologia, a Associação Portuguesa de Geólogos e a Sociedade Geológica de Portugal.

Transmissão em direto no canal de YouTube do grupo Sm-Ar-Te-F-O-Ne.

Ciclo de Webinars "Geologia Toca a Todos"

Sm-Ar-Te-F-O-Ne é um grupo informal (online) que surgiu no intuito de responder a estas e outras perguntas. A equipa do Sm-Ar-Te-F-O-Ne é formada por profissionais e académicos com formação em geociências e que integram o grupo em nome próprio, partilhando uma mesma visão estratégica do papel do geólogo e da geologia na sociedade. O grupo conta atualmente com mais de 2500 membros nas redes sociais, das mais diversas áreas da sociedade civil, promovendo discussões que têm beneficiado de clarificações e respostas técnicas a questões “de todos” e “para todos”, de forma livre, educada e gratuita.

O curso pretende fornecer as ferramentas necessárias para que o investigador na área da saúde consiga desenvolver autonomia para o desenvolvimento de trabalhos de investigação científica utilizando a metodologia estatística apropriada.

Fotografia de palestra

Ana Subtil Simões (Ciências ULisboa) e Joana Sousa (Faculdade de Medicina da ULisboa) serão as oradoras. As inscrições são efetuadas através deste link

Speaker: Alexandra B. Moura​ (ISEG/UL - Universidade de Lisboa, Department of Mathematics; REM - Research in Economics and Mathematics, CEMAPRE).​

O principal objetivo desta iniciativa centra-se em atrair fotógrafos profissionais e amadores a submeter trabalhos de excelência produzidos em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) e fomentar práticas de observação, conhecimento e registo através

O cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais está mais uma vez a organizar o Seminário cE3c I, que irá decorrer no 1.º semestre do ano letivo 2020/2021 na Faculdade de Ciências.

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Fotografia de caminhantes numa montanha

Suspensão motivada pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID

Fotografia de ilha no Oceano Pacífico

A Direção-Geral de Política do Mar, na qualidade de operador do Programa Crescimento Azul do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014/2021 (EEA Grants), lançou recentemente o

Leitura e escrita são a base fundacional de todas as literacias e a condição primeira para o juízo compreensivo e crítico, o enriquecimento cultural, a formação estética e a memória individual e coletiva das sociedades.

Objectives: Evolutionary theory provides a framework for understanding all living systems.

Overview: Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organi

Objectives: To introduce participants to the details of communicating science to non-specialized audiences, including, but not exclusive to, public and private stakeholders, students and teachers, and media professionals.

Objectives: Natural history museums are privileged spaces for seminal research on different subjects of biological sciences such as biodiversity, evolution, ecology, biogeography and taxonomy.

Objectives: Provide students with basic workflows, platforms and tools to increase reproducibility at all scientific levels.

Objectives: Under the general framework of Global Change Ecology, the goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Objectives: The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications. The main emphasis is on the most common form, the “primary scientific paper”, but other forms will be covered.

Objectives: Lack of fertile land to feed the exponentially growing population, insufficient water availability and quality, changes in the flow of nutrients through the bio-geo-cycles (especially N and P) and climate and land use changes are impacting ecosystem

Objectives: Symbiosis is a key strategy for life on Earth.

Objectives: The goal of this course is to provide to the participants with current and practical knowledge on urban ecology, including ecological and social aspects. It aims at providing an integrated approach on urban socio-ecological systems.

Objectives: Citizen science can be part of the larger process of engaging people in new forms of interaction in scientific research, challenging scientists and citizens whilst enlarging scientific knowledge and providing learning opportunities for all part