Seminário

The Classical (Caves and) Karst

Evento online
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de indicação da data/hora/orador

Por Matej Blatnik (Karst Research Institute ZRC SAZU, Postojna, Eslovénia).

Seminário inserido no Cave Show (ciclo de seminários organizados no âmbito do International Year of Caves and Karst).

The “Classical Karst” comprises the area between Ljubljana (Slovenia), Trieste (Italy) and Rijeka (Croatia), and it is the area with the oldest scientific exploration of karst. The first mentions to these geographical areas dates back to ancient times, whereas the scientific explanation of processes in karst areas began in the 17th century. The word “Karst” (originally kras), as well as the early descriptions of widespread karst phenomena, e.g. dolina, uvala, polje or ponor, originated from Slavic words and are result of early explorations in the Classical Karst. The first institute completely dedicated to karst exploration was established more than century ago in Postojna (Slovenia), with the main goal of developing the multidisciplinary study and protection of karst areas. Our travel across the Classic Karst will focus mostly on karstology, providing a geographical overview its caves and karst, historical perspective and current research trends, with amazing images from this iconic karst area.

Brief CV of Dr. Matej Blatnik: Dr. Matej Blatnik is a researcher at the Karst Research Institute ZRC SAZU in Postojna (Slovenia). His main research topic is hydrology, comprising the study groundwater flooding dynamics, water flow direction and velocity, and dechiphering of cave geometry through conceptual and numerical models. Recently, his research topic is also ecohydrology in karst areas, studying the relation of surface water flooding dynamics with habitat types and land use, the impact of climate changes and peoples' adaptation to floods. Dr. Blatnik works also in ice caves, studying temperature dynamics, ice content and periglacial processes. He is an active caver from 2011. He has been involved in cave explorations in some deep Alpine caves, visited caves in France, Croatia, Montenegro and China, but the main work has been done in caves within the Classical Karst.


Transmissão em direto no canal de YouTube do cE3c.

20h30
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Seminário de Lógica Matemática, por Paulo Santos (ISCAL - CEMS.UL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Fábio Chalub (NOVA Math, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal).

Seminário de Unidade Curricular - Projeto de Investigação, por Vanessa Filipa Laranjeiro Ribeiro.

Banner_trilho_laboratorios

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Seminário de Projeto de Investigação (Doutoramento em Biologia), por Pedro Peixe e Sousa.

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Tiziano Camporesi (LIP).

RSS Meetup, por Dimitris Mostrous (Aikido Security).

Ana Quintans

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Vista a partir de cima de pessoas a trabalharem sobre uma mesa de madeira

CIÊNCIAS desenvolve um conjunto de atividades de apoio aos Doutorandos, periodicamente enquadradas no âmbito do PhD Support Programme.

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos. 

Conversa com Cristina Luís (investigadora no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Ciências ULisboa).

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 11 de maio.

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Páginas