Seminário

Computational studies of the liquid-liquid transition in supercooled water: old and new results

Transmissão através de Videoconferência

Por Francesco Sciortino (Università di Roma "La Sapienza", Italy).

Abstract: Back in ‘80s, Speedy and Angell reported a sharp increase in the response functions upon supercooling water. Since then, there has been uninterrupted interest (and conflicting opinions) on the peculiar thermodynamics of water. One intriguing hypothesis that is able to rationalize the experimental observations postulates the existence of a metastable liquid-’liquid transition at deeply supercooled conditions, a region difficult, but not impossible, to explore experimentally. Numerical studies have played an important role in the development of this idea. Old and novel studies supporting the existence of such a critical point will be discussed.


Zoom Links:

Topic: CFTC weekly seminar

Time: Jan 28, 2021 10:00 AM Lisbon

Join from PC, Mac, Linux, iOS or Android

Or iPhone one-tap:  308810988,84887938780# or 211202618,84887938780#

Or Telephone:

    Dial: +351 308 810 988 (Portugal Toll) or +351 211 202 618 (Portugal Toll)

    Meeting ID: 848 8793 8780

    International numbers available

Or a H.323/SIP room system:

    H.323: 162.255.37.11 (US West) or 162.255.36.11 (US East)

    Meeting ID: 848 8793 8780

    SIP: 84887938780@zoomcrc.com

10h00
CFTC - Centro de Física Teórica e Computacional
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.