Noite Europeia dos Investigadores

Festival de Curtas - Química para Todos@ULisboa

Evento online
Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores, sobre um fundo branco

Portefólio da investigação em Química e Bioquímica pelos jovens Investigadores do Centro de Química Estrutural da Universidade de Lisboa:

Como podemos utilizar a biomassa para produzir materiais úteis?
Ana Mestre (investigadora no CQE-Ciências)

A valorização de subprodutos ou resíduos para a preparação de materiais de valor acrescentado é um dos princípios da economia circular. Alinhado com estes objetivos o Grupo de Adsorção e Materiais Adsorventes do CQE@Ciências tem vido a explorar biomassa disponível em Portugal para a preparação de carvões ativados. Os carvões ativados preparados têm sido testados para a remoção de compostos farmacêuticos em águas, e como se provou recentemente no projeto LIFE Impetus, os carvões ativados produzidos a partir da casca de pinhão apresentaram desempenhos superiores aos melhores carvões ativados disponíveis no mercado, mesmo quando testados em águas residuais urbanas.

Podem os metalofármacos ser uma boa aposta para a terapia do cancro?
Ana Tomaz, Andreia ValenteTânia Morais (investigadoras no CQE-Ciências)

Como podemos desenvolver fármacos mais eficazes controlando a sua forma cristalina?
Carlos Bernardes (investigador no CQE-Ciências)

Qual a importância dos açúcares na atividade imunológica?
Eduardo Sousa (aluno de doutoramento no CQE-Ciências)

CQE-Ciências - Centro de Química Estrutural

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Jonathan Hollar (LIP).

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy.

Neuroscience and Neuromodeling Seminar, por Athanasios Vourvopoulos (LaSEEB, ISR, IST-ULisboa).

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

Talk @LASIGE, por Bruno Loff (Faculdade de Ciências, Universidade do Porto).

Logótipo do evento

The main goal of this annual conference is to expose students, engineers, scientists and the overall academic and scientific communities to the greatest recent advances in the fields of Technology, Health and Biomedical Engineering taking place in some of the most prestigious research institutions.

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por James Ladyman (University of Bristol).

Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à cibersegurança

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.