
A AAPG-SC UL anuncia a 1.ª Field Trip do presente ano letivo, em parceria com a SEG Técnico Student Chapter Lisbon, intitulada “Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential” e orientada pelo PhD Ricardo Pereira (Partex) e pelo Professor Nuno Pimentel.
A evolução das margens continentais pobres em magma é um tópico chave em muitas províncias de hidrocarbonetos, uma vez que os domínios proximais aos distais apresentam um potencial distinto. Localizada no segmento a Sul do Atlântico Norte, a margem sul-ocidental da Península Ibérica registra evidências de rifting associadas ao oeste de Tétis e ao Atlântico Central. Por fim, toda a margem é afetada pela compressão associada à colisão com placas eurasianas e africanas.
Dentro deste cenário, o sudoeste de Portugal apresenta características únicas com sequências deposicionais de rift e pós-rift quase completas da margem proximal que podem ser observadas em afloramentos e deixam informações importantes para a compreensão dos domínios distais.
Esta saída de campo de dois dias passa pelo soco paleozoico, pelas sequências iniciais da base do rift , incluindo a evaporitos pelíticos, pela formação de uma plataforma de carbonatada, depósitos sin-rift e a transição para o rompimento continental do Atlântico. A Field Trip decorrerá nos dias 27 e 28 de abril de 2019.
Estão incluídos transporte, alojamento, pequeno almoço (do 2.º dia) e certificado de participação.
Vagas limitadas: inscrições até 27 de março para aapg_ul@ciencias.ulisboa.pt.