Field Trip

Santiago do Cacém, Sines, Bordeira e Sagres
Field Trip "Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential"

A AAPG-SC UL anuncia a 1.ª Field Trip do presente ano letivo, em parceria com a SEG Técnico Student Chapter Lisbon, intitulada “Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential” e orientada pelo PhD Ricardo Pereira (Partex) e pelo Professor Nuno Pimentel.

A evolução das margens continentais pobres em magma é um tópico chave em muitas províncias de hidrocarbonetos, uma vez que os domínios proximais aos distais apresentam um potencial distinto. Localizada no segmento a Sul do Atlântico Norte, a margem sul-ocidental da Península Ibérica registra evidências de rifting associadas ao oeste de Tétis e ao Atlântico Central. Por fim, toda a margem é afetada pela compressão associada à colisão com placas eurasianas e africanas.

Dentro deste cenário, o sudoeste de Portugal apresenta características únicas com sequências deposicionais de rift e pós-rift quase completas da margem proximal que podem ser observadas em afloramentos e deixam informações importantes para a compreensão dos domínios distais.

Esta saída de campo de dois dias passa pelo soco paleozoico, pelas sequências iniciais da base do rift , incluindo a evaporitos pelíticos, pela formação de uma plataforma de carbonatada, depósitos sin-rift e a transição para o rompimento continental do Atlântico. A Field Trip decorrerá nos dias 27 e 28 de abril de 2019.

Estão incluídos transporte, alojamento, pequeno almoço (do 2.º dia) e certificado de participação.

Vagas limitadas: inscrições até 27 de março para aapg_ul@ciencias.ulisboa.pt.

American Association of Petroleum Geologists Student Chapter University of Lisbon (AAPG SC UL), em parceria com a Society of Exploration Geophysicists Técnico Student Chapter (SEG SC IST)

Uma vez por mês, aos domingos de manhã, junte-se à equipa de investigadores da Lista Vermelha de Invertebrados. Participe e contribua para a amostragem da diversidade de insetos em Sítios de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.

Curso de 4 módulos, com os seguintes temas:

O congresso conta com a participação de Jorge Relvas (Ciências ULisboa).

Noites no Observatório "Coincidências Cósmicas"

Vivemos num Universo que parece ter sido ajustado de forma muito precisa para permitir a nossa existência.

Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "O movimento da oitava esfera"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Por Alessandro Zilio (LJLL - Paris Diderot / University of Paris).

Petra Alexandra Morbey Ferro Gaspar Pacheco defende a dissertação "Técnicas de Álgebra Multilinear na Resolução de Problemas de Teoria Aditiva".

A sessão, no âmbito da iniciativa VEHITS 2019 - 5th International Conference on Vehicle Technology and Intelligent Transport Systems a decorrer de 03 a 05 de maio de 2019, conta com a participação dos docentes de Ciências ULisboa Carla Silva (chair

A iniciativa conta com a participação de Luís Saraiva (Ciências ULisboa).

O Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e os coordenadores do Projeto Europeu ABLE, em parceria com o cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Butterfly Conservation Europe e o Município de Almada, convidam todos os interessados a particip

O ISIC é uma organização sem fins lucrativos e representa o ISIC, o Cartão Internacional de Estudante - patrocinado pela UNESCO, apoiado pelo Conselho da União Europeia para a Educação, Juventude, Cultura e Desporto e diversos ministérios da educação e organiza

O Dia Aberto de Ciências realiza-se no dia 08 de maio de 2019.

As provas, requeridas por Francisco André de Campos Pereira Dionísio, decorrem nos dias 13 e 14 de maio de 2019.

No dia 14 de maio, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Pathogens and parasites as effective biological weapons".

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Nature-based approach to Design solutions for a more resilient future aims to support societies address a variety of environmental, social and economic challenges in sustainable ways. This approach relies on actions that are inspired by, supported by or copied from Nature.

Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento de 30 de março a 15 de maio de 2019.

Gisela Vitória Cheoo defende a dissertação "Estimation of bowhead whale (Balaena mysticetus) population density using spatially explicit capture-recapture(SECR) methods".

Candidaturas ao Programa Almeida Garrett

Candidaturas até 17 de maio de 2019 (mobilidade no 1.º semestre) e até 18 de outubro de 2019 (mobilidade no 2.º semestre).

Candidaturas a programa de apoio ao empreendedorismo na área do mar - MARE STARTUP

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, o Fórum Oceano e a Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco lançaram em 2015 o consórcio MARE STARTUP destinado a promover o empreendedorismo e inovação empresarial no Mar, como forma