Field Trip

Santiago do Cacém, Sines, Bordeira e Sagres
Field Trip "Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential"

A AAPG-SC UL anuncia a 1.ª Field Trip do presente ano letivo, em parceria com a SEG Técnico Student Chapter Lisbon, intitulada “Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential” e orientada pelo PhD Ricardo Pereira (Partex) e pelo Professor Nuno Pimentel.

A evolução das margens continentais pobres em magma é um tópico chave em muitas províncias de hidrocarbonetos, uma vez que os domínios proximais aos distais apresentam um potencial distinto. Localizada no segmento a Sul do Atlântico Norte, a margem sul-ocidental da Península Ibérica registra evidências de rifting associadas ao oeste de Tétis e ao Atlântico Central. Por fim, toda a margem é afetada pela compressão associada à colisão com placas eurasianas e africanas.

Dentro deste cenário, o sudoeste de Portugal apresenta características únicas com sequências deposicionais de rift e pós-rift quase completas da margem proximal que podem ser observadas em afloramentos e deixam informações importantes para a compreensão dos domínios distais.

Esta saída de campo de dois dias passa pelo soco paleozoico, pelas sequências iniciais da base do rift , incluindo a evaporitos pelíticos, pela formação de uma plataforma de carbonatada, depósitos sin-rift e a transição para o rompimento continental do Atlântico. A Field Trip decorrerá nos dias 27 e 28 de abril de 2019.

Estão incluídos transporte, alojamento, pequeno almoço (do 2.º dia) e certificado de participação.

Vagas limitadas: inscrições até 27 de março para aapg_ul@ciencias.ulisboa.pt.

American Association of Petroleum Geologists Student Chapter University of Lisbon (AAPG SC UL), em parceria com a Society of Exploration Geophysicists Técnico Student Chapter (SEG SC IST)

Por Isabel Almeida (Center for Nuclear Sciences and Technologies, IST).

João Miguel Vila Antunes defende a dissertação "A Chatbot for Automatic Question Answering in the Information Technology Domain”.

Por Saghir Bashir (Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa).

Creative Minds Contest- Sciences Research Days 2019

Ciências welcomes multidisciplinary groundbreaking research ideas.
Those that you never dared to suggest! And those you are asking collaboration for.

Por Hugo Tavares (CMAFcIO e FCUL).

Cartaz do Colóquio de Matemática

Adriana Beatriz Moreira Pinto defende a dissertação "Impact of dietary supplements on reproductive function: Curcumin and Resveratrol".

David Carriço Teixeira defende a dissertação "Understanding ALS patients using Semantic Similarity".

Júri das provas:

Por Helena Serrano (eChanges-cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais / grupo eChanges - Ecology of environmental Changes).

Por Lucio Boccardo (Sapienza Università di Roma).

Por Lifeng Liu (Investigador do International Iberian Nanotechnology Laboratory).

Advanced water splitting catalysts

Daniela Botnariuc defende a dissertação "Monte Carlo Simulations of Ionization Chamber Perturbation Factors in Proton Beams".

Por Andrey Morozov (LIP) / Vladimir Solovov (LIP).

Pedro Delgado Coelho defende a dissertação "Análise Geográfica dos Custos em Saúde".

Orientação: Maria Teresa Alpuim, Marli Andreia Monteiro de Amorim

Logótipo do Programa Interreg Sudoe, sobre um fundo branco

O Programa Interreg Sudoe apoia o desenvolvimento regional no sudoeste da Europa, financiando projetos transnacionais através do Fundo FEDER.  Assim, promove a cooperação transn

VI Feira da Matemática

Dois dias repletos de atividades científicas, culturais e educativas dirigidas a todos os públicos.

Rafael da Silva Ramos defende a dissertação "Development of a Mobile Platform for Physiological Computing".

Evento dirigido a educadores e professores do ensino pré-escolar ao secundário, em que se pretende divulgar o programa educativo, dar a conhecer as atividades do mesmo, apresentar as novidades e oferecer um workshop prático de dinamização de temas ligados ao oceano em

The ‘Biology and Ecology of Global Changes’ PhD programme is a postgraduate international programme involving the Universities of Aveiro and Lisbon, supported by the Foundation for Science and Technology and with the collaboration of CESAM - the Centre for Environmental and Mar

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora, local e entidades intervenientes)

Are you a ULisboa student and do you consider yourself a problem solver? Do you want to know more about innovation and entrepreneurship and experience it hands on?

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora, local e orador)

Por Fernando Buitrago (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).

João Noronha Gamito Trigo de Sousa defende a dissertação "Optimizing the reproductive development of the sea cucumber Holothuria (Panningoturia) forskali Delle Chiaje, 1823 in captivity: advances for the species’ aquaculture".

As provas, requeridas por Isabel Alexandra Martinho Franco Trigo, decorrem nos dias 28 e 29 de outubro de 2019.

Catarina Ferreira da Costa defende a dissertação "An innovative strategy for cell-based therapeutic neovascularization: the use of angiogenic microniches in an experimental model of hindlimb ischemia".

Marta Lisete Santos da Silva defende a dissertação "Development of a new immunoliposome drug delivery system for treatment of pneumococcal meningitis".