Iniciativa da EFSA para aumentar a capacidade de avaliação de riscos da Europa

EU-FORA | EFSA’s European Food Risk Assessment Fellowship Programme

EFSA

Submissão de candidaturas até 27 de janeiro de 2017 (Expression of Interest for Fellows / Applications for Fellow Hosting Sites).

A EFSA lançou o Programa Europeu de Bolsas de Estudos de Avaliação de Riscos Alimentares (EU-FORA), uma iniciativa chave para a construção da capacidade de avaliação científica e da comunidade de conhecimento da UE. O programa fornece aos cientistas dos institutos nacionais de avaliação de risco da UE e outras organizações do Artigo 36 que ainda estão nos estágios iniciais de sua carreira a oportunidade de aumentar sua experiência em avaliação de risco de segurança alimentar.

Os cientistas que participam no esquema passarão 12 meses trabalhando e ganhando a experiência em um outro instituto europeu da avaliação de risco da segurança alimentar.

O projeto EU-FORA reforçará a cooperação entre as agências europeias de segurança alimentar e a EFSA. O projeto contribui igualmente para a harmonização das práticas de avaliação dos riscos em matéria de segurança dos alimentos.

É importante salientar que ajudará a criar a próxima geração de avaliadores de risco que irão garantir que os consumidores europeus possam desfrutar de alimentos seguros.

O programa começa em setembro de 2017. Cientistas e organizações que desejam participar têm até 27 de janeiro de 2017 para expressar seu interesse.

Mais informações: EU-FORA@efsa.europa.euhttp://www.efsa.europa.eu/en/engage/fellowship / Infografia


Ver também: Manifestação de interesse em Projetos especícificos contantes no Catálogo da EFSA EU RAA - 3.ª FASE - PROJETOS DE IDEIAS no âmbito da Agenda Europeia de Avaliação de Risco

A ASAE, enquanto Ponto Focal da EFSA, apresentou um total de 18 EU RAA Project Ideas, integrando mais de 30 diferentes organizações desde Institutos Públicos de investigação, Universidades, Politécnicos, entre outros inúmeros Organismos da Administração Pública, envolvendo ainda vários parceiros internacionais.

Estes 18 EU RAA Project Ideas foram aceites para integração do Catálogo da EFSA, o qual, enquanto processo dinâmico, segue para a fase seguinte, salientando que Portugal, após a Alemanha e Grécia, é o 3.º país com maior número de ideias apresentadas e com forte adesão às prioridades consagradas na Agenda Nacional de Avaliação de Risco.

Destaca-se que a conceptualização e todo o enquadramento deste EU RAA Catalogue encontra-se vertido nas páginas 9 a 15, e que os projetos apresentados por Portugal encontram-se nas páginas 164 a 206 do Catálogo anexo.

Neste momento, encontra-se em curso a fase de recolha de Manifestações de Interesse das diferentes Organizações nacionais envolvidas quanto aos vários projetos listados no Catálogo.

Neste sentido, e porque tais Manifestações de Interesse devem ser apresentadas e submetidas via Focal Point da EFSA (de forma a que possam ser validadas), as expressões de interesse devem ser submetidas até final do dia 20 de fevereiro de 2017, indicando:

  • O domínio do projeto objecto do V/ interesse (em função do tipo de Prioridade da EU RAA: Químico, MB, Ambiental, Nutrição ou Outros);
  • O Project Idea em concreto a que pretendem aderir;
  • Os contactos da Organização e Pessoa responsável (nome e endereços de e-mail).
Logótipo do Dia Internacional da Matemática

Atividades a decorrerem em CIÊNCIAS nos dias 14 e 19 de março.

A Academia das Ciências de Lisboa e o Seminário de Jovens Cientistas celebram a Matemática no panorama científico nacional e em sua relação com a sociedade.

Título "Jornadas de Matemática" e logótipos das entidades envolvidas

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Fotografia de jovens investigadores

Inscrições até 15 de março.

Cardume

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Ana Machado (IPMA, Lisboa, Portugal).

Planta

As candidaturas terminam a 20 de março, estando previstos vários eventos de matchmaking para ajudar os participantes a encontrar parceiros para os seus projetos.

Seminário de Lógica Matemática, por Luís Pereira (Universidade de Lisboa).

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa celebra o segundo aniversário da Horta Solar, um projeto pioneiro que alia a produção de alimentos à geração de energia limpa.

Pintura abstrata em tons de azul, laranja e amarelo

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Mariana Oliveira (ICECO - Aveiro Institute of Materials, University of Aveiro, Portugal).

Alunos de CIÊNCIAS

Uma iniciativa gratuita, dirigida aos estudantes do 1.º e 2.º ciclo de estudos de CIÊNCIAS, com inscrições até 20 de março.

Representação de folhas de árvores

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Logótipo C-Academy

2.ª edição do curso, com candidaturas até 17 de março.

Título "Cybersecurity Executive Program Edição 2025", sobre um fundo em tons de verde

Adotar boas medidas e práticas de Cibersegurança é fundamental nos dias de hoje, para qualquer empresa, para proteger a integridade, confidencialidade e disponibilidade de dados sensíveis e pessoais, reduzindo o risco de ataques e fraudes.

Título/data/local do evento e representação de floresta

Esta é a altura certa para fazer os últimos preparativos para uma agrofloresta viçosa e produtiva que nos dará fruta, biodiversidade e sombra nos meses mais quentes.

Logótipo da Semana da Sustentabilidade

O foco da da SDS’25 é abrir espaço à reflexão sobre como as nossas ações, hoje, poderão influenciar o amanhã, sendo, assim, o lema desta Edição “Pelo Futuro, o Amanhã começa Hoje“.

Sala de aula

Curso creditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Secundário dos grupos 500 e 550, com candidaturas até 25 de março.

Reitoria da ULisboa

O ato eleitoral decorrerá nos dias 31 de março e 01 de abril de 2025.

Fotografia de criança a observar plantas com uma lupa

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), through their engagement and participation in citizen science activities.

Fotografia de coleção de insetos

The course includes several case studies of insect adaptation, and the most recent overview on insect evodevo, plasticity, ecophysiological responses and conservation under global change.

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.

O maior evento de empregabilidade de CIÊNCIAS, a decorrer nos dias 08 e 09 de abril.

Título/data/local do evento e fotografia da cidade de Lisboa

The conference aims to bring together students and young researchers working in Mathematics, Statistics, and Applications with a view to fostering discussions and collaborations amongst participants.

Título "Para um ensino humanista das ciências" e logótipos das entidades organizadoras

O evento tem como tema principal "Para um ensino humanista das ciências" e conta com a participação de vários professores de CIÊNCIAS.

Microplásticos em suspensão no oceano

O curso tem como objetivo dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos - candidaturas até 22 de março.

Páginas