Conferência sobre Vascularização dos Nervos Periféricos

Vascularização dos Nervos Periféricos: Aplicação dos resultados na regeneração nervosa

Anfiteatro da Fundação da Faculdade de Ciências

Oradora: Maria Angélica Roberto, Directora do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do Hospital S. José –CHLC EPE

A atividade de relação do ser humano como meio que o rodeia faz-se através da função dos nervos como “fios condutores” ligados ao cérebro e espinal medula, trazendo e levando constantemente informações que se traduzem nos nossos movimentos e nos nossos sentidos.

Qualquer interrupção ou alteração da função dos nervos vai trazer profundas alterações na actividade normal de relação desprotegendo e pondo até em risco o ser humano. É, pois, de enorme importância o estudo da regeneração dos nervos em caso de lesão destes, e quais os fatores que podem interferir nessa regeneração.

Só assim é possível encontrar os meios mais convenientes para restaurar a capacidade de condução dos nervos e normalizar a nossa vida de relação. Apresenta-se então o estudo morfológico da vascularização do nervo, nos animais de experiência e no homem e provável influência na regeneração.

Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa - CFCUL

Curso de 4 módulos, com os seguintes temas:

Speaker: Artem Ryabov, Charles University, Faculty of Mathematics and Physics, Department of Macromolecular Physics

Abril, vozes mil - cantar a liberdade

O Concerto do Coro da Universidade de Lisboa alusivo ao 25 de abril, conta com música de Lopes-Graça, Zeca Afonso, Carrapatoso e Herrero.

Entrada livre.

Noites no Observatório "Coincidências Cósmicas"

Vivemos num Universo que parece ter sido ajustado de forma muito precisa para permitir a nossa existência.

Field Trip "Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential"

A AAPG-SC UL anuncia a 1.ª Field Trip do presente ano letivo, em parceria com a SEG Técnico Student Chapter Lisbon, intitulada “Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential” e orientada pelo PhD Ricardo Pereira (Partex) e pelo Pr

O congresso conta com a participação de Jorge Relvas (Ciências ULisboa).

Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "O movimento da oitava esfera"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Por Alessandro Zilio (LJLL - Paris Diderot / University of Paris).

A sessão, no âmbito da iniciativa VEHITS 2019 - 5th International Conference on Vehicle Technology and Intelligent Transport Systems a decorrer de 03 a 05 de maio de 2019, conta com a participação dos docentes de Ciências ULisboa Carla Silva (chair

Petra Alexandra Morbey Ferro Gaspar Pacheco defende a dissertação "Técnicas de Álgebra Multilinear na Resolução de Problemas de Teoria Aditiva".

A iniciativa conta com a participação de Luís Saraiva (Ciências ULisboa).

O Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e os coordenadores do Projeto Europeu ABLE, em parceria com o cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Butterfly Conservation Europe e o Município de Almada, convidam todos os interessados a particip

O ISIC é uma organização sem fins lucrativos e representa o ISIC, o Cartão Internacional de Estudante - patrocinado pela UNESCO, apoiado pelo Conselho da União Europeia para a Educação, Juventude, Cultura e Desporto e diversos ministérios da educação e organiza

O Dia Aberto de Ciências realiza-se no dia 08 de maio de 2019.

As provas, requeridas por Francisco André de Campos Pereira Dionísio, decorrem nos dias 13 e 14 de maio de 2019.

No dia 14 de maio, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Pathogens and parasites as effective biological weapons".

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Nature-based approach to Design solutions for a more resilient future aims to support societies address a variety of environmental, social and economic challenges in sustainable ways. This approach relies on actions that are inspired by, supported by or copied from Nature.

Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento de 30 de março a 15 de maio de 2019.

Gisela Vitória Cheoo defende a dissertação "Estimation of bowhead whale (Balaena mysticetus) population density using spatially explicit capture-recapture(SECR) methods".

Candidaturas ao Programa Almeida Garrett

Candidaturas até 17 de maio de 2019 (mobilidade no 1.º semestre) e até 18 de outubro de 2019 (mobilidade no 2.º semestre).

Uma vez por mês, aos domingos de manhã, junte-se à equipa de investigadores da Lista Vermelha de Invertebrados. Participe e contribua para a amostragem da diversidade de insetos em Sítios de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.