4.ª Edição

Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual

Imagem ilustrativa do concurso

O Concurso Individual destina-se a doutorados de qualquer nacionalidade ou apátridas detentores de percurso em qualquer área científica que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico em Portugal.

Os candidatos identificam previamente a instituição de acolhimento onde irão desenvolver o seu plano de investigação. Os doutorados selecionados são diretamente contratados pela instituição de acolhimento identificada, através de financiamento da FCT.

Consideram-se as seguintes categorias de referência:

  • Investigador júnior: doutorados há 5 anos ou menos, com experiência de investigação pós-doutoral reduzida ou sem currículo científico após o doutoramento na área científica a que se candidata;
  • Investigador auxiliar: doutorados há mais de 5 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidatam, mas com independência científica limitada;
  • Investigador principal: doutorados há mais de 5 anos, com currículo relevante na área científica a que se candidatam, demonstrando independência científica nos últimos 3 anos;
  • Investigador coordenador: doutorados há mais de 5 anos, detentores do título de habilitado ou agregado em Portugal, com currículo de mérito elevado na área científica a que se candidatam, demonstrando independência científica e com evidência de liderança na área científica a que se candidata.

Prazo de candidatura:
29 de janeiro de 2021 até às 17h00 (hora de Lisboa) de 26 de fevereiro de 2021

Período para a associação das instituições de acolhimento a cada candidatura individual:
01 de março de 2021 até às 17h00 (hora de Lisboa) de 19 de março de 2021

As candidaturas são submetidas eletronicamente, em língua inglesa, através de plataforma eletrónica a disponibilizar.

Mais informações: info.ec@fct.pt | Regulamento

Seminário Doutoral do Departamento de Informática, por Bernardo Almeida.

E3 Talk, por Simone Vieira (Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, UNICAMP).

Inscrições até 06 de junho.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Vinícius Jonas de Aguiar (CFCUL/GI3).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Anthony Gauvan (Institut Mathématiques d’Orsay).

Hi-Phi Seminar, por Gonçalo Martins (CFCUL) e Pier Luigi Pireddu (CIUHCT).

Título e data do evento, sobre fotografia de paisagem polar

Neste evento, a elite mundial de exploradores e cientistas partilhará com o público as descobertas mais recentes, as tecnologias mais inovadoras e as novas missões que prometem revolucionar o futuro do espaço, dos oceanos e do planeta.

A joint organization between Luisa Fiorot (Dipartimento di Matematica ”Tullio Levi-Civita”, Padova, Italy) and Teresa Monteiro Fernandes (CMAFcIO, FCUL, Portugal).

Título/data do evento e representação de vírus

O congresso visa estimular uma reflexão alargada sobre o período pós-pandémico de COVID-19.

A short course by Luisa Fiorot (Dipartimento di Matematica ”Tullio Levi-Civita”, Padova, Italy).

Fotografia do mar, titulo dos cursos e logótipos das entidades promotoras

Brevemente serão disponibilizados mais 6 cursos, estando já previsto um na área da Biotecnologia Marinha, programado para início de outubro.

Título/data do evento e logótipos das entidades organizadoras

Uma oportunidade para debater o tema do Doutoramento em Ambiente Empresarial e para refletir sobre a importante temática do relacionamento entre a academia e as empresas - inscrições a decorrer.

Título do evento e representação de átomo

O principal objetivo desta formação é capacitar doutorandos e doutorados de instituições de ensino superior e centros de investigação para os temas de empreendedorismo, inovação e transferência de conhecimento, permitindo-lhes perceber de que forma podem potenciar ainda mais o impacto gerado pelo

Colóquio de Matemática, por Jean-Baptiste Casteras (CMAFcIO, FCUL).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Eunice Santos (Universidade de Lisboa).

Workshop organizado por Luís Ribeiro e Francisco Malta Romeiras (CIUHCT), com a participação de investigadores cujo trabalho incide sobre o "early modern knowledge."

Sessão no âmbito do Lisbon Workshop Series.

Ação de formação para docentes, por Sofia Sá.

Título do evento e fotografia de participantes numa sessão

O prazo de submissão de resumos termina no dia 30 de abril.

Logótipo da iniciativa e fotografia de dois investigadores

Ciência Aberta e Inovação: uma abordagem colaborativa, transparente e acessível.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Quintino Lopes (IHC, NOVA FCSH / U. Évora).

Título do evento e fotografia de dois estudantes

Candidaturas para estudantes regulares da ULisboa até 28 de março de 2023.

Título do evento e fotografia de utilizador de computador

Curso com candidaturas a decorrer.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 10.ª edição decorrem até 30 de junho de 2023.

Páginas