Ciclo de Webinars "Geologia Toca a Todos"

Ensino da geologia: desafios para o futuro

Transmissão através de Videoconferência

De onde vêm todos os compostos que te permitem estar a ver esta mensagem ou notícia no teu smartphone ou computador? Será possível montá-lo sem toda uma cadeia de impactes sociais e económicos? Terão os recursos geológicos um papel fulcral no presente e futuro económico mundial? Que papel tem a geologia no teu dia-a-dia? Será que sabes o que realmente faz um geólogo e para que serve a geologia?

Webinar de acesso livre e gratuito, onde todos poderão colocar e ver respondidas as suas questões! Conta com o apoio das duas principais entidades associativas nacionais ligada à geologia, a Associação Portuguesa de Geólogos e a Sociedade Geológica de Portugal.

Transmissão em direto no canal de YouTube do grupo Sm-Ar-Te-F-O-Ne.

Ciclo de Webinars "Geologia Toca a Todos"

Sm-Ar-Te-F-O-Ne é um grupo informal (online) que surgiu no intuito de responder a estas e outras perguntas. A equipa do Sm-Ar-Te-F-O-Ne é formada por profissionais e académicos com formação em geociências e que integram o grupo em nome próprio, partilhando uma mesma visão estratégica do papel do geólogo e da geologia na sociedade. O grupo conta atualmente com mais de 2500 membros nas redes sociais, das mais diversas áreas da sociedade civil, promovendo discussões que têm beneficiado de clarificações e respostas técnicas a questões “de todos” e “para todos”, de forma livre, educada e gratuita.

21h00
Imagem ilustrativa do concurso

Concurso destinado a doutorados de qualquer nacionalidade ou apátridas detentores de percurso em qualquer área científica que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação científica ou desenvolvimento tecnológico em Portugal.

Um ciclo de entrevistas com o objetivo de conhecer melhor os docentes do Departamento de Matemática de Ciências ULisboa.

Ciclo de workshops de promoção do bem-estar, relaxamento e criatividade.

A iniciativa pretende explorar a contribuição de novos modelos económicos para combater as alterações climáticas e simultaneamente promover uma recuperação económica e social, justa e equitativa, dentro dos limites do sistema natural.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, data e hora do evento; orador; logótipos das entidades organizadoras)

Uma parte do Universo não se vê, mas sente-se, como se fosse fantasma. O mais surpreendente é que essa parte é quase tudo o que existe: 95% do Universo!

Imagem ilustrativa do prémio

Um prémio dirigido aos jovens investigadores a trabalhar em Portugal com objetivos de investigação centrados no Atlântico, com candidaturas entre 01 e 28 de fevereiro de 2021.

Imagem ilustrativa da iniciativa (ameaças à vida marinha)

O projeto visa apresentar soluções que contribuam para o desafio atual da sustentabilidade dos Oceanos - candidaturas até 28 de fevereiro de 2021.

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), and media professionals, through their engagement and participation in citizen science activities.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações úteis (data e logótipo da entidade organizadora)

A specialised course on the Physics at the Large Hadron Collider is organised by LIP in the framework of the International Doctorate Network in Particle Physics, Astrophysics and Cosmology (IDPASC).

Mathematical Logic Webinar, por Sérgio Marcelino (Instituto de Telecomunicações - IST).

Ciclo de workshops de promoção do bem-estar, relaxamento e criatividade.

Fotografia da cidade de Grenoble, acompanhada do título e data do evento

Um evento com a participação de professores, funcionários, estudantes e membros da administração das sete Instituições de Ensino Superior que integram a Unite!, uma aliança de universidades europeias da qual faz parte a Universidade de Lisboa.

Representação de diagrama

Submissão de candidaturas até 10 de março de 2021.

The workshop series aims to contribute to a broader debate on the relation between science and policymaking.

Ciclo de workshops de promoção do bem-estar, relaxamento e criatividade.

Título do evento, acompanhado da data e dos logótipos das entidades organizadoras

Iniciativa no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Geometry Webinar, por Ricardo Campos (CNRS/University of Montpellier).

Logótipo do programa HiTech, acompanhado de informações úteis (objetivos e prazo de candidatura)

Candidaturas ao programa, destinado a capacitar investigadores na valorização dos resultados de investigação científica, a decorrer até 26 de março de 2021.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações úteis (data/hora/local)

Um debate aberto ao público, especialmente indicado a quem se interroga sobre a Matemática e o seu futuro.

This course aims at exploring how scientists can use social media as tools to enhance the communication of their research and the dialogue with society, and discussing the differences that exist in the work of scientists and journalists in terms of the methods and deadlines they meet and exploring how scientists and journalists can better articulate.

This course will teach how to apply the SWAT eco-hydrological model to assess the impacts of climate and associated changes on water-soil-plant interactions, and consequences to water resources, soil erosion and nutrient cycles.

Geometry Webinar, por Pierre Schapira (Professor emeritus Sorbonne University).

This course aims to provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R

This course aims to provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Logótipo da iniciativa

"Património e divulgação em Paleontologia" é o tema escolhido para esta edição do EJIP.

Páginas