Reasoning Seminar

On Knowing What Something Is: Towards an Account of Concept Attributions

Sala 3.1.08, FCUL, Lisboa

Por André Abath (Universidade Federal Minas Gerais Belo Horizonte).

In recent years, attributions of knowledge-wh—knowledge who, what, when, where, which, why etc.—have attracted much attention from philosophers and linguists alike, with many arguing that a unified linguistic account of these attributions can be given (Karttunen, 1977; Groenendijk & Stokhof, 1982; Schaffer, 2007). These attributions have also attracted attention from those interested in the debate surrounding states of knowing how, such as Stanley and Williamson (2001), who have tried to show that the nature of these states can be clarified by unifying attributions of know-how with those of knowledge-wh. In this talk, I will try to show that existing accounts of knowledge-wh can also throw light in a different philosophical debate, that concerning concepts. More specifically, I will try to show that there is much to be gained by analyzing direct concept attributions in terms of attributions of a kind of knowledge-wh, the knowledge of what something is. Thus, a direct concept attribution, such as

(1) Jane has the concept of a jaguar, is to be analyzed in terms of
(2) Jane knows what a jaguar is.

Once we do so, the accounts of knowledge-wh available in the literature can help us to provide a framework for a systematic treatment of concept attributions. Given that any such treatment is lacking in the literature, this is of interest in itself. But I will also try to show that issues related to concept possession and concept learning can also be clarified by the account of concept attributions to be sketched here.  

Organização: António Zilhão.

17h00
CFCUL
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.