MOONS: the next ESO VLT’s multi-object spectrograph

Sala 1.4.14, FCUL, Lisboa

Por Alexandre Cabral (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e Laboratório de Óptica Lasers e Sistemas – Departamento de Física, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Abstract: MOONS will be the next Multi-Object Optical and Near-infrared Spectrograph for the Very Large Telescope, able to simultaneously observe 1000 targets, feeding a bunch of optical fibres which can be placed at user-specified locations on the Nasmyth focal plane using individual robotic positioners. The sub-fields thus selected are then driven by the fibres into two identical cryogenic spectrographs mounted on the Nasmyth platform of one of the ESO VLT 8 m telescopes. Such a facility will allow a veritable host of Galactic, Extragalactic and Cosmological questions to be addressed. In this seminar we will describe the instrument and its current status of development, detailing the Portuguese contribution.

Short bio: Alexandre Pereira Cabral is a Research Assistant in the Faculty of Sciences of the University of Lisbon (FCUL). He holds a PhD in Physics, a MSc in Physical Engineering - Instrumentation, Metrology and Quality and a graduation in Technological Physics, all degrees obtained at the FCUL. From 1991 to 2008 he was a researcher at INETI, the National Institute of Engineering, Technology and Innovation and in 2009, together with the Laboratory of Optics Lasers and Systems (LOLS), he was integrated in the Physics Department of FCUL. His research activity has been focused on optics, namely in the development of instrumentation for astronomy, metrology for space instrumentation and holography for security applications. Besides LOLS, he is also a researcher at the Institute of Astrophysics and Space Sciences (IA) where he is currently the responsible for IA’s Instrumentation Group.

Departamento de Física
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de informações adicionais (logótipo do IPS, datas e link)

A 3.ª edição das Jornadas de Bioinformática, numa adaptação ao contexto de confinamento a que estudantes, docentes e investigadores estão a viver, realiza-se em múltiplas sessões de videoconferência distribuídas no tempo, com início no dia 25 de maio de 2020 e final a meados de

Fotografia de palestra

Apresentações de João Retrê (IAstro) e Pedro Russo (Universidade de Leiden, Holanda).

Speaker: Luis Vega (Basque Center for Applied Mathematics).

Título da iniciativa, acompanhado das respetivas datas e de uma imagem ilustrativa

FCT: Concurso para projetos de I&D a decorrer de 31 de março a 28 de maio de 2020.

Por Ana Rita Carlos (DEM - cE3c).

Imagem ilustrativa dos cursos avançados cE3c 2019/2020

Objectives: provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

More information available here.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa relativo ao novo Coronavírus (COVID-19).

Imagem ilustrativa dos cursos avançados cE3c 2019/2020

Objectives: provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Imagem alusiva à Escola de Verão de Energia

Face à emergência da pandemia da COVID-19, a 6.ª edição da Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa, prevista para 6 a 10 de julho de 2020, será adiada para data a definir em 2021.

International Colloquium – Biology of the Soricidae

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (CO

Imagem ilustrativa do prémio (fotografia de rosto de um jovem, metade humana e metade "computorizada", acompanhada do título da iniciativa e do slogan "Um Milhão para a Inovação"

Candidaturas a decorrer até ao dia 15 de julho de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

O prémio IN3+ destina-se a todos os investigadores pertencentes às entidades que integram a Rede Inovação INCM.

Fotografia de uma formação rochosa

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID-1

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

New date: September 14th-16th, 2020.

Logótipo do evento, acompanhado da nova data de realização

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Fotografia de caminhantes numa montanha

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

New date: 30 August - 03 September 2021.

This conference is the 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.