Cartografia histórica da Lua - Nos 50 anos da Apollo 11

Galeria Ciências, FCUL, Lisboa

Exposição comemorativa dos 50 anos da primeira pegada humana na Lua (Apollo 11), dos 60 anos das primeiras imagens da face oculta da Lua (Luna 3) e dos 410 anos dos desenhos iniciais realizados com o auxílio do telescópio (Thomas Harriot e Galileu Galilei).

Exposição patente ao público de 25 de junho a 31 de outubro de 2019.

Sinopse: Exposição composta por objetos provenientes de três coleções particulares (Luís Tirapicos, Pedro Ré, Cândido Marciano da Silva) com curadoria de Luís Tirapicos (CIUHCT/FCUL), Thomas Horst (CIUHCT/FCUL) e Pedro Ré (DBA/FCUL). Tem como grandes objetivos assinalar o 50º aniversário da missão Apollo 11 - julho de 1969, um dos mais emblemáticos acontecimentos técnico-científicos do século XX - e divulgar aspetos menos conhecidos do património científico português. Os artefactos expostos compreendem cartografia da Lua - original e em fac-simile -, frequentemente publicada em gravuras inseridas em livros antigos; globos, fotografias e outras publicações científicas, nomeadamente relacionadas com o programa Apollo. A exposição está organizada em quatro núcleos temáticos alinhados cronologicamente: As primeiras representações telescópicas da Lua; A idade de ouro da Selenografia; Influências lunares na cartografia dos planetas e Cartografia da Lua na era espacial.

Speaker: Maria Colombo (École Polytechnique Fédérale de Lausanne).

Dia Aberto de Ciências 2020 realiza-se no dia 3 de junho e será, pela primeira vez, integralmente realizado onlineInscrições até dia 31 de maio.

Objectives: provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

More information available here.

As candidaturas ao Módulo de Intercâmbio EIT Health, 4.ª Edição, já abriram.

A iniciativa visa dar a conhecer a investigação que se faz no LASIGE / Departamento de Informática de Ciências ULisboa e consiste num conjunto de apresentações de 15 minutos cada, onde os docentes e investigadores do departamento apresentam os tópicos de investigação em qu

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa relativo ao novo Coronavírus (COVID-19).

Speaker: Gernot Eichmann (LIP).

Objectives: provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Apresentações de João Cordovil (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / Ciências ULisboa) e Diana Barbosa (Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa).

Face à emergência da pandemia da COVID-19, a 6.ª edição da Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa, prevista para 6 a 10 de julho de 2020, será adiada para data a definir em 2021.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (CO

Candidaturas a decorrer até ao dia 15 de julho de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

O prémio IN3+ destina-se a todos os investigadores pertencentes às entidades que integram a Rede Inovação INCM.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID-1

New date: September 14th-16th, 2020.

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

New date: 30 August - 03 September 2021.

This conference is the 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.