Identificação de peixes da costa portuguesa

FCUL, Lisboa

A 4.ª edição do curso de identificação de peixes da costa portuguesa decorre de 25 a 27 de janeiro de 2017.

O curso terá um total de 20h (7h teóricas, 13h práticas) e tem por objetivo fornecer as ferramentas necessárias para uma correta identificação de peixes marinhos, assentando assim numa forte base prática em laboratório. Aqui dar-se-á a conhecer as varias estruturas morfológicas (internas e externas), sua função e caracterização dos diferentes exemplares (quanto ao habitat, alimentação, etc.) e, principalmente, a identificação das espécies e respetivas dificuldades e potenciais erros, utilização de chaves de identificação, bem como as várias ferramentas técnicas para o efeito, numa perspetiva prática. Como exemplo, abordaremos também casos típicos de desambiguação de espécies semelhantes que ocorrem na costa Portuguesa e no mercado nacional.

A aquisição deste conhecimento tem revelado uma crescente importância, dada a necessidade de controlo de pescado, imposta pela UE, que tem vindo a exigir cada vez mais das entidades do setor das pescas, e que se traduz num maior rigor de identificação do pescado por parte dos distribuidores e intermediários envolvidos, bem como das entidades de controlo e fiscalização.

Público-alvo: Consultores; técnicos de empresas, de entidades fiscalizadoras e de agências na área do ambiente e pescas; estudantes de biologia; outros interessados.

Formadores: Pedro Félix (MARE-UL), Nuno Castro (MARE-UL), José Lino Costa (MARE-UL).

Informação detalhada em https://sites.google.com/site/cursoidpeixes/ ou através do e-mail curso.idpeixes@ciencias.ulisboa.pt.

As inscrições terminam a 20 de janeiro de 2017 e estão limitadas a um máximo de 15 formandos.

MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
Frase "O que existe no meu mundo?" sobre um fundo azul e amarelo

Em 2019 celebram-se os 150 anos da Tabela Periódica, pelo que a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou este ano como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT 2019).

Vasco Freire Serra defende a dissertação "Pesquisa e Navegação de Filmes e Músicas com Base em Citações e Letras no AS Music By".

Rodrigo Daniel Garrilha Santos defende a dissertação "Construction of machine learning models to predict pharmacology properties of molecules".

Júri das provas:

Por Tom Sutherland (Grupo de Física Matemática).

Imagem ilustrativa do Doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Provas de Doutoramento - Tiago Bruno Borges Rodrigues Mesquita Carvalho.

Tema da tese e alvo de discussão oral: “A medida e as coisas. Virtudes, responsabilidade e tecnologia”.

Júri:

André Abrantes da Costa defende a dissertação "Computational and validation approaches in proteomics discovery of disease biomarkers".

Júri das provas:

Gonçalo Pimenta Pedro Palmeirim defende a dissertação "The Parental effect in the immune system".

Membros do Júri:

Tânia Filipa Rodrigues Cordeiro defende a dissertação "Identificação de substâncias dopantes em fluidos biológicos de atletas por LC-MS: definição de critérios de identificação e avaliação da incerteza do exame".

Com Dieter Mersch (ZHdK, Suiça), Hanns Holger Rutz (KUG/IEM, Austria) e Miguel Marques Cardoso.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da palavra "AmeriChristmas" sobre um fundo encarrnado

O concerto conta com a presença da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa.

Imagem ilustrativa do programa

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, o Fórum Oceano e a Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco lançaram em 2015 o consórcio MARE STARTUP destinado a promover o empreendedorismo e inovação empresarial no Mar,

Por Ederson Moreira dos Santos (Universidade de São Paulo - São Carlos - Brazil).

Isabel José Capelo Ferreira Nobre defende a dissertação "Formações e classes de Fitting".

Sara Martins Teixeira defende a dissertação "Diagnosis of Inflammatory Rheumatic Diseases: Preliminary Approach by Metabolomics".

Júri das provas:

Miguel Ângelo Teixeira Queirós defende a dissertação "Pneumococcal adaptation: from colonization to disease".

Anabela Barreiro Gomes Vilares Bendada Esteves defende a tese "Genetic study of Toxoplasma gondii strains isolated from humans and animals".

Diogo Domingues Ferreira defende a dissertação "Avaliação e otimização da incerteza de constantes cinéticas de fotodegradação determinadas pelo Método de Monte Carlo".

Membros do Júri:

Catarina Pires de Almeida Rosa defende a dissertação "Bird talk, the soap opera: vocal and behavioural repertoire of a zoo population of rainbow lorikeets (Trichoglossus moluccanus)".

Júri das provas:

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora, local, orador e entidades participantes)

Por José Díez (Universidad de Barcelona, Espanha).

Cristiana Costa de Almeida defende a dissertação "Previsão de Séries Temporais Financeiras: Uma Abordagem com Long Short-term Memory Deep Neural Networks".

Por Joana Portugal Pereira (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Imperial College London e IPCC).

Por Luís Antunes (Instituto Português de Oncologia do Porto).

Formadores: Bruna Francisco & Inês Ventura (GAPsi-Gabinete de Apoio Psicopedagógico).