Identificação de peixes da costa portuguesa

FCUL, Lisboa

A 4.ª edição do curso de identificação de peixes da costa portuguesa decorre de 25 a 27 de janeiro de 2017.

O curso terá um total de 20h (7h teóricas, 13h práticas) e tem por objetivo fornecer as ferramentas necessárias para uma correta identificação de peixes marinhos, assentando assim numa forte base prática em laboratório. Aqui dar-se-á a conhecer as varias estruturas morfológicas (internas e externas), sua função e caracterização dos diferentes exemplares (quanto ao habitat, alimentação, etc.) e, principalmente, a identificação das espécies e respetivas dificuldades e potenciais erros, utilização de chaves de identificação, bem como as várias ferramentas técnicas para o efeito, numa perspetiva prática. Como exemplo, abordaremos também casos típicos de desambiguação de espécies semelhantes que ocorrem na costa Portuguesa e no mercado nacional.

A aquisição deste conhecimento tem revelado uma crescente importância, dada a necessidade de controlo de pescado, imposta pela UE, que tem vindo a exigir cada vez mais das entidades do setor das pescas, e que se traduz num maior rigor de identificação do pescado por parte dos distribuidores e intermediários envolvidos, bem como das entidades de controlo e fiscalização.

Público-alvo: Consultores; técnicos de empresas, de entidades fiscalizadoras e de agências na área do ambiente e pescas; estudantes de biologia; outros interessados.

Formadores: Pedro Félix (MARE-UL), Nuno Castro (MARE-UL), José Lino Costa (MARE-UL).

Informação detalhada em https://sites.google.com/site/cursoidpeixes/ ou através do e-mail curso.idpeixes@ciencias.ulisboa.pt.

As inscrições terminam a 20 de janeiro de 2017 e estão limitadas a um máximo de 15 formandos.

MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Speaker: Maria Colombo (École Polytechnique Fédérale de Lausanne).

Dia Aberto de Ciências 2020 realiza-se no dia 3 de junho e será, pela primeira vez, integralmente realizado onlineInscrições até dia 31 de maio.

Objectives: provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

More information available here.

As candidaturas ao Módulo de Intercâmbio EIT Health, 4.ª Edição, já abriram.

A iniciativa visa dar a conhecer a investigação que se faz no LASIGE / Departamento de Informática de Ciências ULisboa e consiste num conjunto de apresentações de 15 minutos cada, onde os docentes e investigadores do departamento apresentam os tópicos de investigação em qu

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa relativo ao novo Coronavírus (COVID-19).

Speaker: Gernot Eichmann (LIP).

Objectives: provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Apresentações de João Cordovil (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / Ciências ULisboa) e Diana Barbosa (Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa).

Face à emergência da pandemia da COVID-19, a 6.ª edição da Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa, prevista para 6 a 10 de julho de 2020, será adiada para data a definir em 2021.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (CO

Candidaturas a decorrer até ao dia 15 de julho de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

O prémio IN3+ destina-se a todos os investigadores pertencentes às entidades que integram a Rede Inovação INCM.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID-1

New date: September 14th-16th, 2020.

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

New date: 30 August - 03 September 2021.

This conference is the 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.