BioISI Research Seminar

Interactions of the Actin cytoskeleton with plant cell membranes

Sala 2.4.16, FCUL, Lisboa

Por Patrick Hussey, PhD (Department of Biosciences, Durham University).

Abstract: Plants do not have the wide variety of adaptor proteins to produce the specialized sites of interaction between actin and membranes that are present in animal cells. However, actin-membrane interactions within plant cells are critical for the positioning of subcellular compartments, for coordinating intercellular communication, and for membrane deformation. Novel factors are therefore likely to provide interfaces at actin-membrane contacts in plants, for example, the plant-specific Networked (NET) superfamily of actin-binding proteins. The coordinated action of other actin binding/regulating proteins may also be involved in the cytoskeleton’s interaction with membranes, for example, the actin nucleating complex Arp2/3 and it’s regulatory network involving the SCAR/WAVE complex. Here, recent developments on the molecular mechanism of the actin cytoskeleton - membrane interaction will be discussed.

Host: Rui Malhó (P - BioISI).

12h00
BioISI - Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Pietro Sormanni (Yusuf Hamied Department of Chemistry, University of Cambridge, UK).

Composição de três imagens relativas à área da deteção remota

Este curso visa dar formação na área de Deteção Remota, abrangendo desde a Observação da Terra pelos satélites até à utilização de Drones - candidaturas até 02 de novembro.

Paleontologia - jovem a examinar fóssil

O curso abordará o vasto registo fóssil de dinossáurios de Portugal, explorando os resultados das mais recentes investigações científicas, bem como a história da investigação paleontológica no nosso país, desde o século XIX até à atualidade. Será também destacada a importância da proteção e valorização do Património Paleontológico nacional.

Aula aberta de Práticas de Engenharia de Software, por Nuno Saavedra (Codeset e IST).

Iconografia relacionada com a temática do curso

O curso fornece uma exploração aprofundada de isótopos estáveis como uma ferramenta valiosa em Ecologia, usando assinaturas isotópicas para rastrear processos ecológicos e revelando insights sobre o ciclo de nutrientes e água, interações de espécies e condições ambientais em diversos ecossistemas e comunidades - candidaturas até 17 de outubro.

Seminário de Lógica Matemática, por Paulo Firmino (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Fotografia do mar e parque eólico

O curso propõe uma imersão nos princípios, desafios e oportunidades da Economia Azul, explorando o papel crucial dos oceanos nas transições ecológica e climática - candidaturas até 13 de novembro.

Logótipo da Unite! e fotografia de estudante

A sessão apresentará a plataforma digital Agora, um espaço colaborativo que disponibiliza recursos, serviços de aceleração e oportunidades de investigação e inovação, ligando estudantes, docentes e investigadores das alianças Unite! e EPiCUR.

Fábrica

O evento pretende reunir investigadores que trabalhem sobre temas ligados à indústria e sobre património técnico e industrial, para uma reflexão prospetiva sobre o património industrial e atuais vias de colaboração no seu estudo, salvaguarda e preservação.

Nesta sessão aberta, serão abordadas questões relacionadas com o diagnóstico, o modo como se manifesta, formas de tratamento, impacto no dia a dia e diversidade de manifestações da POC. Será um espaço informal para perguntas, partilha e desmistificação.

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Susana Lopes (cE3c, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Grupo de estudantes

O evento propõe um debate aberto sobre a linguagem inclusiva, reconhecendo-a como uma dimensão essencial da equidade e da participação plena de toda a comunidade académica.

Pessoa a observar as estrelas

Conheça os aventureiros que expandem os limites da descoberta em todo o mundo.

Logótipo da Semana da Ciência e da Tecnologia 2025

Na Semana da Ciência e da Tecnologia, entre 24 e 30 de novembro 2025, a ciência será novamente a grande protagonista.

Título "Turin Staff Week 2025", sobre fotografia da cidade de Turim

Uma oportunidade única para desenvolver competências, criar redes internacionais e conhecer de perto uma das instituições parceiras da aliança Unite! - inscrições até 21 de setembro.

Workshop no âmbito do Programa de Saúde e Bem-Estar da ULisboa.

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 22 de novembro.

Vista aérea de povoação

A conferência é subordinada ao tema “People and Planet: How the Environment Shapes Human Health”.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 22 de novembro.

O evento tem como objetivo aproximar a ciência da sociedade, promovendo o diálogo aberto e a reflexão conjunta sobre temas ligados à mente, cérebro e cognição.

Título "Gostarias de realizar uma mobilidade Erasmus+?" e fotografia de estudante

Candidaturas de 01 a 31 de dezembro - as sessões informativas têm início a 19 de novembro.

Cesto com legumes

O curso tem como principal objetivo capacitar para a implementação e gestão sustentável de espaços de cultivo nas cidades, promovendo a segurança alimentar e a autonomia na produção de alimentos - candidaturas até 02 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso proporciona uma visão aprofundada das tecnologias que suportam o desenvolvimento e integração de aplicações web - candidaturas até 10 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso fornece uma compreensão abrangente dos princípios e práticas fundamentais da cibersegurança e da privacidade, com aplicação tanto em contextos genéricos como em sistemas críticos - candidaturas até 07 de novembro.

Natal 2025

Uma oportunidade única de estudantes e professores do ensino secundário dialogarem diretamente com especialistas de várias áreas científicas.

Páginas