Esta sessão contará com Raquel João Fonseca (DEIO-FCUL), que falará sobre “Mais 5 minutos de sono ou menos uma hora no trânsito – Desafios nos movimentos pendulares”. Seguido de um debate, moderado por Pinto Paixão, (DEIO-FCUL) e que conta com um painel de colegas provenientes de diversas áreas científicas: Carlos Albuquerque (DM-FCUL), Cátia Pesquita (DI-FCUL), Cristina Catita (DEGGE-FCUL), Francisco Pinto (DQB-FCUL), Hugo Ferreira (DF-FCUL) e Ricardo Melo (DBV-FCUL). O objetivo da reunião é discutir a temática do Big Data, especialmente no que concerne à sua relevância nos diversos domínios científicos de Ciências, mas também explorar o contributo que este conhecimento pode trazer para a área da mobilidade em conjugação com outros domínios na ULisboa. A sessão encerrará às 17h00.
A participação dos membros da comunidade de Ciências é essencial para uma clara demonstração do seu potencial científico neste tema de relevância e impacto social. A entrada é livre, porém sujeita a reserva prévia.
NOTA:
A redeMOV faz parte de um conjunto de redes temáticas interdisciplinares da ULisboa, que partiram de uma iniciativa do Sr. Reitor com o objetivo de organizar os docentes e investigadores da ULisboa para que consigam criar respostas a desafios societais de acordo com o nível de especialização inteligente que se espera oferecer. Entre esses desafios estão: i) envelhecimento da população europeia e as consequências para a acessibilidade a bens e serviços e a utilização dos novos meios associados às tecnologias de informação e comunicação, ii) promoção dos modos suaves, numa perspetiva de garantir a acessibilidade para todos, iii) mobilidade partilhada, intermodalidade e co-modalidade, nomeadamente com o recurso às novas tecnologias de informação, iv) gestão integrada de serviços de mobilidade urbana, e v) melhoria da eficiência dos serviços de logística urbana, nomeadamente o “last mile”.
Em janeiro de 2017, iniciou-se um novo Ciclo de Conferências das Redes Temáticas Interdisciplinares da ULisboa. Este Ciclo, mensal, tem lugar nas várias Escolas da ULisboa, tendo como objetivo envolver amplamente docentes e investigadores da ULisboa contribuindo, assim, para o desenvolvimento da investigação de excelência em áreas estratégicas de intervenção da Universidade.
As conferências são enquadradas nas atividades de investigação de cada Escola mas convergentes para uma temática comum, pelo que se propõe uma reflexão interdisciplinar de diversos temas da atualidade, considerando a transferência de conhecimento e inovação com vista a responder aos desafios colocados pela sociedade.
Este mês cabe a Ciências a organização da reunião mensal, onde se pretende ter um debate participativo, sendo todos os presentes desafiados à troca de conhecimentos, discussão académica e reforço das interligações entre o conhecimento científico e tecnológico.