Seminário de Astro-tecnologia

Indiana Jones and where to find relic galaxies

Sala 1.4.14, FCUL, Lisboa

Por Fernando Buitrago Alonso (IA).

Abstract: There are galaxies that remain untouched since the high-z Universe. These objects, the so-called relic galaxies, are several times more massive than our Milky Way but with much smaller sizes, and containing very old (>10 Gyr) stellar populations. For the very few of them already found and analysed, they seem to host "too heavy" central super massive black holes, also displaying an overabundance of low mass vs high mass stars and retaining their primeval morphologies and kinematics. How did they survive until the present day? Simulations predict that they live in galaxy overdensities whose large internal random motions prevent galaxies from merging. However, we have not yet determined observationally neither the environments these galaxies inhabit nor how many there are (their number densities). I am participating in the GAMA survey, that allows us to conduct a complete census of this elusive galaxy population, because of its large area and spectroscopy. After inspecting hundreds of square degrees of the sky using the deepest photometric images, we have identified 29 of these unique relics in the nearby Universe (up to 1500 Mpc distance), that are true windows to the ancient Universe. I will present the first paper about this exceptional sample, describing its properties and highlighting the fact that while some of galaxies seem to be satellites of bigger objects, others do not reside in clusters, at odds with the theoretical expectations.

Departamento de Física / CENTRA-Ciências - Centro de Astrofísica e Gravitação

Curso de 4 módulos, com os seguintes temas:

Field Trip "Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential"

A AAPG-SC UL anuncia a 1.ª Field Trip do presente ano letivo, em parceria com a SEG Técnico Student Chapter Lisbon, intitulada “Tectono-stratigraphic evolution of the SW Iberian Margin and its hydrocarbon potential” e orientada pelo PhD Ricardo Pereira (Partex) e pelo Pr

Noites no Observatório "Coincidências Cósmicas"

Vivemos num Universo que parece ter sido ajustado de forma muito precisa para permitir a nossa existência.

O congresso conta com a participação de Jorge Relvas (Ciências ULisboa).

Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "O movimento da oitava esfera"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Por Alessandro Zilio (LJLL - Paris Diderot / University of Paris).

A sessão, no âmbito da iniciativa VEHITS 2019 - 5th International Conference on Vehicle Technology and Intelligent Transport Systems a decorrer de 03 a 05 de maio de 2019, conta com a participação dos docentes de Ciências ULisboa Carla Silva (chair

Petra Alexandra Morbey Ferro Gaspar Pacheco defende a dissertação "Técnicas de Álgebra Multilinear na Resolução de Problemas de Teoria Aditiva".

A iniciativa conta com a participação de Luís Saraiva (Ciências ULisboa).

O Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e os coordenadores do Projeto Europeu ABLE, em parceria com o cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Butterfly Conservation Europe e o Município de Almada, convidam todos os interessados a particip

O ISIC é uma organização sem fins lucrativos e representa o ISIC, o Cartão Internacional de Estudante - patrocinado pela UNESCO, apoiado pelo Conselho da União Europeia para a Educação, Juventude, Cultura e Desporto e diversos ministérios da educação e organiza

O Dia Aberto de Ciências realiza-se no dia 08 de maio de 2019.

As provas, requeridas por Francisco André de Campos Pereira Dionísio, decorrem nos dias 13 e 14 de maio de 2019.

No dia 14 de maio, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Pathogens and parasites as effective biological weapons".

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

Nature-based approach to Design solutions for a more resilient future aims to support societies address a variety of environmental, social and economic challenges in sustainable ways. This approach relies on actions that are inspired by, supported by or copied from Nature.

Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento de 30 de março a 15 de maio de 2019.

Gisela Vitória Cheoo defende a dissertação "Estimation of bowhead whale (Balaena mysticetus) population density using spatially explicit capture-recapture(SECR) methods".

Candidaturas ao Programa Almeida Garrett

Candidaturas até 17 de maio de 2019 (mobilidade no 1.º semestre) e até 18 de outubro de 2019 (mobilidade no 2.º semestre).

Uma vez por mês, aos domingos de manhã, junte-se à equipa de investigadores da Lista Vermelha de Invertebrados. Participe e contribua para a amostragem da diversidade de insetos em Sítios de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.

Candidaturas a programa de apoio ao empreendedorismo na área do mar - MARE STARTUP

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, o Fórum Oceano e a Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco lançaram em 2015 o consórcio MARE STARTUP destinado a promover o empreendedorismo e inovação empresarial no Mar, como forma

Projeto IFiT, desenvolvido no âmbito do ERASMUS+, tem a duração de 3 anos e inclui, duas vezes por ano, um curso de campo (