Livro da autoria de Vanda Brotas (Ciências ULisboa), com ilustrações de Rui Sousa.
Dedicado ao Prof. Fernando Catarino, presente no evento, o lançamento insere-se na celebração do Dia Mundial da Terra e será apresentado por Ana Noronha, Vanda Brotas e Cristina Branquinho.
"Parece que a Natureza se revoltou na cidade de Brimsa. Os personagens desta história são os amigos da escola que se vêm envolvidos numa teia crescente de fenómenos nunca vistos e assustadores. Tudo começou com um estranho SMS “troco tempo e haveres pelo bem da cidade e do ambiente”. Será que a Natureza é um bem que se pode comprar? E com que preço? E paga-se com tempo, com trabalho, com bens?
Surgem uns personagens sinistros que exigem coisas impossíveis, espalhando o medo, mudando o comportamento das pessoas. O grupo de amigos vai ter de distinguir entre o certo e o errado, entre o que é possível fazer e o que ultrapassa os limites.
Esta história mistura fantasia com a preocupação que todos temos com o planeta Terra, onde as alterações climáticas já são uma realidade. Os conceitos de serviços de ecossistemas e de capital natural aparecem inseridos nos episódios do que acontece nesta cidade imaginada, nos diálogos entre os personagens. A história traz também para reflexão a diferença entre ciência e pseudociência, o limite por vezes difícil de distinguir entre observação e crendice."