Sessão de esclarecimento sobre as Bolsas de Doutoramento MPP2030-FCT

Evento online
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Está a pensar concorrer a uma Bolsa de Doutoramento? Já ouviu falar das Bolsas MIT Portugal-FCT de Investigação para Doutoramento?

No dia 22 de março, às 14h00, será realizada uma sessão de esclarecimento online sobre o processo de candidatura. A sessão é gratuita, mas de inscrição obrigatória (até ao dia 20 de março). A sessão será em Inglês.


O Programa MIT Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tem abertas as candidaturas para a atribuição de 40 (quarenta) bolsas de investigação para Doutoramento, para o período de 2022/2023. As candidaturas decorrem até às 17h00 (hora de Lisboa) de 11 de abril de 2022.

As bolsas de investigação MPP2030-FCT para doutoramento são nas áreas estratégicas do MIT Portugal, nomeadamente: Ciências do Clima e Alterações Climáticas; Sistemas Terrestres: dos Oceanos ao Espaço; Transformação Digital em Manufatura; Cidades Sustentáveis e Ciências de Dados (aplicada a uma das áreas acima mencionadas).

Estas bolsas destinam-se a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor em universidades portuguesas. O plano de trabalhos pode decorrer integralmente numa instituição nacional (bolsa no país) ou de forma parcial numa instituição estrangeira (bolsa mista). As bolsas serão financiadas pela FCT ao abrigo do Protocolo de Colaboração celebrado entre a FCT e o Programa MIT Portugal.

As candidaturas e os documentos de suporte à candidatura devem ser submetidos, obrigatoriamente, por plataforma informática disponível no site do MIT Portugal. Todas as informações sobre o concurso podem ser encontradas na página do programa.

Esta é a terceira edição do Concurso de bolsas de investigação MPP2030-FCT para doutoramento que nos últimos dois anos selecionou 73 candidatos.

 

Informações adicionais:

  • A duração das bolsas é, em regra, anual, renovável até ao máximo de quatro anos (48 meses). No caso de bolsa mista, o período do plano de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira não pode ser superior a 24 meses;
  • Para mais informações sobre o processo de candidatura, consulte o Aviso de Abertura;
  • Recomendamos a leitura cuidada de todos os documentos relacionados com o concurso, incluindo as FAQs, disponíveis na página https://www.mitportugal.org/education/2022-call-for-phd-grants/;
  • Informações adicionais podem ser solicitadas por e-mail (info@mitportugal.org).
14h00

Lisbon Workshop Series - AI Aesthetics and Philosophy of Technology.

Mathematical Logic Seminar, por António Marques Fernandes (IST - Universidade de Lisboa).

Data Science Seminar, por Daniel Gonçalves (LASIGE/DI-FCUL).

Geometry & Physics Seminar, por Davide Guzzetti (SISSA, Italy).

Talk @DI, por Luís Pinto (DI, Ciências ULisboa).

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Ciclo de Palestras de Outono do GAPsi.

Ação de formação para docentes.

Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organic matter in the soil.

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Ciclo de Palestras de Outono do GAPsi.

Cartaz da campanha

A campanha visa recolher o maior número possível de pilhas, baterias, lâmpadas, tinteiros e equipamentos elétricos usados.

Pormenor de mapa do continente europeu

Candidaturas online de 1 a 31 de dezembro de 2022.

The objective of this course is to acquire knowledge regarding bioinformatic tools available to predict nucleic acid (RNA, DNA or Nucleic Acids Mimics) and protein three-dimensional structure, as well as autonomy and critical thinking in the use of those tools.

Science is increasingly more present in our everyday decisions, with a fundamental role in global problems. Scientists, as the main actors in the production of scientific knowledge, have the responsibility of having an active voice in communicating this knowledge.

The course aims at introducing attendants to an updated state of the art of diversity of the soil biota and the functional roles played by soil organisms in key ecological processes.

Symbiosis is a key strategy for life on Earth. Nevertheless, although many research groups have long been committed to the study of symbiosis, its definition and functioning are not fully understood, and its ecological role and relevance are still underestimated.

This 5-day course offers to the participants a light microscopy course focusing on fluorescence microscopy techniques applied to the detection of proteins and glycans in tissue samples and cell cultures.

Fotografia da Praça do Comércio, em Lisboa

Candidaturas ao prémio (versões preliminares dos artigos) até 28 de fevereiro de 2023.

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), through their engagement and participation in citizen science activities.

A 19 de abril de 2023 celebra-se o 112.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

The objective of this course is to provide students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

The objective of this course is to provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Under the general framework of Global Change Ecology, the goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity. This includes the selection of functional traits and calculation of Functional Diversity Indexes.

Logótipo do evento

Abstract submission will close on 14 November 2022.

The course provides essential skills and knowledge that enable the participants to develop climate change adaptation strategies.

The objective of this course is to provide participants with basic knowledge on a) the fundamental aspects of experimental design and b) workflows, platforms and tools to increase reproducibility at all scientific levels.

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