Lição de Jubilação da Professora Helena Florêncio

Auditório da Torre do Tombo, Lisboa

Helena Florêncio

Esta palestra encerra o 5.º Encontro Nacional de Espectrometria de Massa e será aberta a quem desejar assistir.

Helena Florêncio iniciou as suas funções na Faculdade de Ciências (FCUL) em janeiro de 1970, na secção de Química, atualmente Departamento de Química e Bioquímica. Doutorou-se em 1979 na Universidade de Utrecht - Holanda, fez a Agregação na FCUL em 1994 e obteve a cátedra em Química Analítica em 2000. Dedicou a sua investigação à espectrometria de massa, sendo a Coordenadora da Rede Nacional de Espectrometria de Massa (RNEM) desde a sua criação em 2006.

17h00-18h00

Estudantes de Ciências elaboram respostas para os desafios de saúde europeus - ler notícia.

Por Léonard Monsaigeon (Grupo de Física Matemática - Universidade de Lisboa).

Este workshop é uma oportunidade para que possas explorar os teus interesses vocacionais.

BIODECON é um projeto de investigação da FCUL que pretende, entre outros objetivos, saber o que o público em geral pensa a respeito da natureza, conservação e ambiente.

Por Antonio Córdoba (Universidad Autónoma de Madrid).

Hernâni Filipe Pereira de Abreu defende a dissertação "Eficiência e Efeitos Térmicos de um Laser de Microchip".

Por Laurentiu Leustean (University of Bucharest and Simion Stoilow Institute of Mathematics of the Romanian Academy).

Daniel de Almeida Vitoriano defende a dissertação "Descentralização de computação na Internet das Coisas".

Pedro Miguel Corte-Real de Menezes Luz defende a dissertação "Visualização de Planos de Voo sequenciados pelo subsistema AMAN/DMAN".

A iniciativa, que conta com a participação de José Francisco Rodrigues (Departamento de Matemática da FCUL), está integrada no FOLIO - Festival Internacional de

Por Pedro Machado (Investigador do IA e da Faculdade de Ciências da Universidade Lisboa).

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento até 22 de outubro de 2017.

Mais informações disponíveis na página do Programa Doutoral.

There are thousands of totally sequenced genomes freely available in the Internet. The number keeps on growing as at least one genome sequence is released every day.

No âmbito do projeto Europeu ALTHOUR, a FCUL, em conjunto os seus parceiros da ULisboa e as Universidades de Maastricht, Leuven e Macerata, está a organizar um curso de outono em empreendedorismo, coordenado pelo professor Dominik Mahr da Universidade de Maastricht.

A sessão contará com apresentações de Miguel Tavares da Silva (IST), Paulo Fernandes (IST), Mónica Oliveira (IST) e Vera Moniz-Pereira (FMH).

Por Jan Beirlant (Catholic University of Leuven - Belgium).

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento a decorrer até 24 de outubro de 2017.

Por Simão Herdade (Yahoo, São Francisco, EUA).

O Tec Labs é o epicentro do empreendedorismo em Ciências e faz parte da Startup Europe University Network, que, todos os anos, promove uma semana de eventos pela europa fora!