Encontros Scientia

A mosca-da-fruta Bactrocera dorsalis Hendel (Diptera: Tephritidae) - uma potencial nova praga das culturas europeias

Sala 6.2.51, FCUL, Lisboa

David João Horta Lopes
Assistant Professor Island Environmental Risks & Society Group

Bactrocera invadens Drew, Tsuruta & White (Diptera: Tephritidae) foi descrita em 2005 e é nativa do sudeste da Ásia. Crê-se que invadiu o continente africano através do subcontinente indiano (EPPO, 2005). Foi detetada em 2003 no Quénia (Drew, 2005; Lux et al., 2003; EPPO, 2009; De Meyer, 2010) e rapidamente alastrou pelo centro e sul de África, estando hoje assinalada em mais de 20 países do continente africano, entre os quais alguns com que Portugal tem relações comerciais como Angola (Goergen et al., 2011), Moçambique (Jose et al., 2013) e Guiné (EPPO, 2010; Garcia & Bandeira, 2011) (Garcia & Bandeira,1980; EPPO, 2009), constituindo-se como uma praga de quarentena para a comunidade europeia e a nível mundial (Goergen et al., 2011). Em Cabo Verde foi registada em 2007, na ilha de Santiago, tendo depois se dispersado para as ilhas do Fogo, Brava e Santo Antão (Baldé, 2012).
Sendo um tefritídeo, o seu ciclo de vida é em tudo semelhante ao da mosca-do-Mediterrâneo, Ceratitis capitata (Wiedemann). Normalmente os adultos estão presentes durante todo o ano, tendo o seu pico quando termina a época normal de amadurecimento das mangas (Vayssières et al., 2014).
Em Cabo Verde os níveis populacionais de B. dorsalis (ex- invadens) nos locais onde se desenvolveu alguns trabalhos no âmbito do projeto CABMEDMAC foram registados valores populacionais extremamente elevados, com capturas médias mensais da ordem de 4.500 adultos em bananeiras (Monte Negro) e de 2.900 adultos em mangueiras (Barsona). São assim preocupantes os níveis elevados de infestação desta praga encontrados e a facilidade que a mesma possui de rapidamente invadir as zonas de cultura, em especial a bananeira, comprometendo assim a produção. B. dorsalis possui, de facto, um poder reprodutivo elevado e um comportamento agressivo originado deslocamentos por competição de outras moscas da fruta (ex: Ceratitis corsyra) (Ekesi et al., 2009) originando, assim, rapidamente elevadas densidades populacionais em presença de hospedeiros alimentares.
Têm-se registado várias tentativas de introdução na Europa o que levou a OEPP a criar um grupo de trabalho para analisar esta situação e a elaborar um denominado plano de medidas para implementar em caso da sua entrada e instalação num país europeu e elaborar cenários da sua disseminação, identificando países e culturas mais suscetíveis ao seu ataque.
Vê-se com grande preocupação a ausência de medidas nos países de origem como Cabo Verde, Angola e Moçambique à saída de potenciais hospedeiros vegetais portadores desta praga uma vez que este países têm voos comerciais regulares com o nosso país e a entrada de B. dorsalis (ex-invadens) em Portugal poderá ocorrer através da introdução de frutos infestados, quer seja por importação ou pelo seu transporte em bagagem, pelo que os controlos fitossanitários em portos e aeroportos são essenciais para prevenir a saída e posterior introdução desta praga em outros países com os quais existem regulares ligações aéreas. Felizmente existe uma disposição da DGAV aos Serviços Aduaneiros que neste momento impede a entrada de quaisquer frutos provenientes destes países afetados no nosso.

12h00-13h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais
Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 3.º concurso decorre de 29 de março a 30 de abril.

A atividade consiste numa caminhada pelo Lousal, passando por vários pontos importantes da história da Mina do Lousal.

BioISI Research Seminar, por Duarte Figueiredo (Max Planck Institute of Molecular Plant Physiology).

Alunos de Ciências

Uma iniciativa gratuita, dirigida aos estudantes do 1.º Ciclo de estudos de Ciências ULisboa.

Título/data/local do evento, logótipo da RedeMov e fotografia de autocarro

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Logótipo do programa e pormenor de comboio

Pronto para embarcar numa mobilidade sustentável e numa aventura multicultural?

Geometry and Physics Seminar / Theory of Computing Seminar por Florian Pausinger (Queen's University Belfast).

Título do evento e representação de rosto humano

An interdisciplinary workshop that brings together world-leading scholars, junior researchers, artists, clinicians and more importantly people with lived experiences of Depersonalisation to address key questions around this widely spread yet under-acknowledged condition.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?

Ao longo das 30 horas deste curso, serão abordados temas, tais como contornar as principais dificuldades na comunicação da Biodiversidade, como usar histórias, ou a importância dos conceitos científicos na hora de os comunicar.

Título/data/local do evento

O evento visa mobilizar atores nacionais nas missões europeias do Horizonte Europa que contribuem para o Pacto Ecológico Europeu.

Pormenor da exposição e data da visita guiada

Visita guiada pela autora da exposição, Inez Wijnhorst, e o seu curador, Pedro Freitas (CIUHCT), apresentando duas visões - a artística e a matemática - que se complementam.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

Título do programa, sobre um fundo azul escuro

Candidaturas até 31 de março.

Título do evento e mosaico de imagens (feixe de luz e silhueta humana)

Estás pronto para alavancar o teu conhecimento e abrir novas oportunidades profissionais?

Título/data/local do evento

An advanced worshop organised by 3D-BioInfo-PT, the community of Portuguese scientific researchers working in fields connected to Structural Bioinformatics.

The conference aims to bring together students and young researchers working in Mathematics, Statistics, and Applications with a view to fostering discussions and collaborations amongst participants.

Logótipos do Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores e da Fundação da Juventude

Candidaturas até 15 de abril.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Levente László (Eötvös University).

Logótipo de Ciências ULisboa, título "Dia de Ciências 2024" e frase apelando à participação

23 de abril. Virgínia Dignum, especialista Nações Unidas para IA, é oradora convidada.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Páginas