Encontros Scientia

Aplicação de câmaras de foto-armadilhagem para detectar, monitorizar e avaliar o impacto dos mamíferos introduzidos em ilhas oceânicas

Sala 2.3.13, FCUL, Lisboa

Por Lucas Lamelas López (cE3c /GBA, Universidade dos Açores, Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente).

As invasões biológicas são consideradas uma das maiores ameaças para a biodiversidade a nível global, e é particularmente problemático nas ilhas oceânicas. Os mamíferos introduzidos, especialmente os predadores, foram responsáveis por numerosas extinções de espécies nativas insulares. No entanto, eles não só afetam a biodiversidade nativa, mas também podem causar danos em culturas, depósitos de alimentos ou até representar potenciais ameaças para a saúde pública (por exemplo, os roedores). São necessárias ferramentas e técnicas eficientes para obter informações sobre os padrões populacionais e ecológicos das espécies introduzidas, assim como para avaliar os seus impactos nos ecossistemas insulares. As câmaras de foto-armadilhagem são um método eficiente e não invasivo, amplamente utilizado para o estudo de fauna, particularmente no contexto das invasões biológicas. Apesar de as câmaras requererem um investimento inicial substancial, esse custo é compensado pelo reduzido esforço para realizar uma amostragem eficiente. Na apresentação serão descritas diferentes aplicações das câmaras de foto-armadilhagem, avaliando a eficiência desta técnica de amostragem para detetar, monitorizar e avaliar os impactos das espécies introduzidas no arquipélago dos Açores.

cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais
Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "Os mecanismos e modelos árabes em Copérnico"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Ciclo de colóquios no âmbito da Exposição "E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse"

Colóquio por Paulo Crawford (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa).

Por Marco Ferrante (Postdoctoral scholar, Mitrani Department of Desert Ecology, Jacob Blaustein Institutes for Desert Research, Ben-Gurion University of the Negev, Midreshet Ben-Gurion, Israel).

Videoconferência.

Por Nuno Leite (Esri Portugal).

Planeia o teu futuro com o Mestrado em Química da FCUL!

Programa do evento disponível aqui.

Jornadas do Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade, a decorrerem nos dias 09, 16, 23 e 30 de maio de 2019.

João Filipe Delgado dos Santos defende a tese "Regulation of CFTR trafficking and membrane anchoring: new insights into cAMP signalling".

Pormenor da Exposição "Formas & Fórmulas", patente ao público em Ciências entre outubro de 2016 e março de 2017

Sessão com a presença de coordenadores de curso e mestrandos.

Por Mark Kirkpatrick (Professor of the Department of Integrative Biology, College of Natural Sciences, The University of Texas at Austin).

Apresentação dos cursos de Mestrado e Pós-Graduação do Departamento de Informática

Esta sessão tem como objetivo discutir as motivações e perspetivas associadas com a realização de um mestrado ou uma pós-graduação, apresentar a estrutura dos cursos e as disciplinas que estes envolvem e esclarecer as dúvidas que os potenciais interessados coloquem.

Curso organizado no âmbito do mestrado em Bioestatística, com o apoio do Departamento de Estatística e Investigação Operacional e do CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa.

Conferência no âmbito do projeto MEDEA-CHART | CIUHCT "Johann Schöner’s Globe of 1523: The Final Resolution of the Crisis in Renaissance Cosmography"

Com Gregory McIntosh (Aluno de Doutoramento da FCUL, MEDEA-CHART/CIUHCT).

Esta palestra é de entrada livre e será proferida em inglês.

O evento pretende incentivar os alunos de Ciências a conhecer, de uma forma informal, ​a investigação que se realiza no DQB.

Noites no Observatório "Buracos Negros: Novos Horizontes"

Os buracos negros são regiões extremamente distorcidas no espaço (e no tempo), nas quais nem sequer a luz consegue escapar à atração gravitacional.

Por Klaus Harms e João A. Gama (“The Arctic University of Norway", Tromsø, Norway).

Por Nuno Sepúlveda (London School of Hygiene & Tropical Medicine & CEAUL).

Filipa Isabel Martins Borlinhas defende a tese "Diffusion-Weighted Imaging in Breast Magnetic Resonance".

Por Antonio Córdoba (Universidad Autónoma de Madrid).

In preparation for the new decade, society urgently needs to implement actions that can make us more resilient to the challenges of the 21st century.

Plastics Heritage Congress 2019

O plástico transformou as nossas vidas como poucas outras invenções, desde a sua criação, há pouco mais de 100 anos. Se déssemos um nome à nossa época, com base no tipo de materiais que configuram o mundo em que vivemos, seria a Era do Plástico.

Inclui três palestras e uma mostra do espólio da Sociedade de Geografia de Lisboa relacionada com a efeméride.

Por Saskia Hogenhout (John Innes Centre - Norwich, UK).