Ações de Formação em Química

FCUL, Lisboa

Ações de Formação a realizar nos próximos meses de junho e julho, com candidaturas até 12 de maio de 2017.

Trabalho Experimental em Química no Ensino Secundário - Novos Programas, Novos Desafios a partir de 2015/16

(Formadores: Ana Paula PaivaFernando SantosFilomena MartinsMaria da Soledade SantosMaria Estrela JorgeMaria Luísa MoitaSusana Santos)

Mais informações sobre o programa

Ação de Formação CCPFC/ACC-82155/15 - 25h / 1 crédito
Releva para progressão na carreira de Professores do Grupo 510
Horário: 2 sessões semanais de 3h cada, à 3.ª e 5.ª feira, das 17h30 às 20h30 
Formação: 20 junho a 20 julho 2017
Candidaturas online: 03 abril a 12 maio 2017*
Matrículas: 15 de maio a 02 junho 2017
Valor da propina: 100€

À descoberta da Química no laboratório: composição e equilíbrio químico

(Formadores: Fernando SantosMargarida MeirelesMaria da Soledade SantosMaria Estrela JorgeMaria Luísa MoitaSusana Santos)

Mais informações sobre o programa

Ação de Formação CCPFC/ACC - 90348/17 - 25h / 1 crédito
Releva para progressão na carreira de Professores do Grupo 510
Horário: 2 sessões semanais de 3h cada, à 3.ª e 5.ª feira, das 17h30 às 20h30 
Formação: 20 junho a 20 julho 2017
Candidaturas online: 03 abril a 12 maio 2017*
Matrículas: 15 maio a 02 junho 2017
Valor da propina: 100€

 

* As candidaturas on-line devem ser enviadas para o e-mail afpdqb@ciencias.ulisboa.pt indicando:
a) Nome da ação (caso esta não se realize, indique se estaria interessado em frequentar a outra ação)
b) Nome completo
c) e-mail
d) Telemóvel/telefone
e) Escola e respetiva localização

Para informações adicionais, poderá contactar afpdqb@ciencias.ulisboa.pt ou qualquer um dos docentes coordenadores das Ações de Formação:

Departamento de Química e Bioquímica

Unidade curricular opcional de 2.º semestre, na qual se podem inscrever alunos de licenciatura, mestrado ou mestrado integrado de Ciências, e que surge de uma parceria entre a FCUL e o ISCTE-IUL.

Tipo de Evento Palestras/Conferências/Colóquios

Público Estudantes universitários

Evolutionary theory provides a framework for understanding all living systems. Nevertheless, throughout the 20th century, with a few exceptions, evolutionary biologists have “avoided” using evolution to address problems related to our own species.

Adilson Gracindo Cardoso Delgado defende o trabalho de projecto "Efeito antioxidante das framboesas – um estudo longitudinal".

De 20  a 26 de novembro, instituições científicas, universidades, escolas e museus abrem as portas, proporcionando ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

O principal objetivo desta iniciativa é a promoção da vertente internacional da FCUL através da divulgação dos Programas de Mobilidade internacional junto da comunidade discente.

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

Há mais de 3800 anos que a Matemática fornece ferramentas que eventualmente permitiram descobrir a forma do mundo em que vivemos, que ajudaram a explorar outros mundos do nosso sistema solar e, mais recentemente, mundos noutros sistemas planetários.

Pedro Guilherme Antunes Lopes da Silva Nicolau defende a dissertação "Estimating the spatio-temporal variation of bird phenology using citizen science data".

Tipo de Evento Passeios Científicos

Público Alvo Público em Geral

André Filipe da Costa Marques defende a dissertação "Desafios na previsão de séries temporais financeiras: o caso da taxa de câmbio EUR/USD".

Durante o mês de novembro, o GAPsi vai organizar o ciclo Palestras no Outono, disponibilizando palestras com temáticas na área das Competências Transversais.

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

esde 1987, o programa Erasmus já permitiu a mobilidade de mais de quatro milhões de estudantes do Ensino Superior, dos 33 países envolvidos neste programa. Alguns alunos do Departamento de Matemática vêm contar-nos como este programa mudou a sua vida.

O GPPQ vai organizar na tarde do dia 22 de novembro em Lisboa uma sessão de informação e debate para a divulgação das oportunidades de financiamento de I&I nos concursos 2018-2020 do Desafio Societal da Bioeconomia (DS2).

Tipo de Evento Portas abertas/Visitas a laboratórios

Público Alvo Estudantes do ensino básico e secundário

Por M. Tasinkevych (CFTC / FCUL).

Por Dr. Kenneth F Rijsdijk (Assistant Professor at the Biogeography and MacroEcology, BIOMAC, Research Group of the Institute for Biodiversity and Ecosystem Dynamics, University of Amsterdam)

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

Tipo de Evento Palestras/Conferências/Colóquios

Público Público em Geral

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

A Springer Protocols é a maior base de dados de métodos experimentais para as Ciências da Vida. Oferece informação pormenorizada sobre as técnicas e procedimentos necessários para repetir experiências laboratoriais.

Páginas