Ações de Formação em Química

FCUL, Lisboa

Ações de Formação a realizar nos próximos meses de junho e julho, com candidaturas até 12 de maio:

Trabalho Experimental em Química no Ensino Secundário - Novos Programas, Novos Desafios a partir de 2015/16

(Formadores: Ana Paula PaivaFernando SantosFilomena MartinsMaria da Soledade SantosMaria Estrela JorgeMaria Luísa MoitaSusana Santos)

Mais informações sobre o programa

Ação de Formação CCPFC/ACC-82155/15 - 25h / 1 crédito
Releva para progressão na carreira de Professores do Grupo 510
Horário: 2 sessões semanais de 3h cada, à 3.ª e 5.ª feira, das 17h30 às 20h30
Formação: 20 junho a 20 julho 2017
Candidaturas online: 03 abril a 12 maio 2017*
Matrículas: 15 de maio a 02 junho 2017
Valor da propina: 100€

À descoberta da Química no laboratório: composição e equilíbrio químico

(Formadores: Fernando SantosMargarida MeirelesMaria da Soledade SantosMaria Estrela JorgeMaria Luísa MoitaSusana Santos)

Mais informações sobre o programa

Ação de Formação CCPFC/ACC - 90348/17 - 25h / 1 crédito
Releva para progressão na carreira de Professores do Grupo 510
Horário: 2 sessões semanais de 3h cada, à 3.ª e 5.ª feira, das 17h30 às 20h30
Formação: 20 junho a 20 julho 2017
Candidaturas online: 03 abril a 12 maio 2017*
Matrículas: 15 maio a 02 junho 2017
Valor da propina: 100€

* As candidaturas on-line devem ser enviadas para o e-mail afpdqb@ciencias.ulisboa.pt indicando:
a) Nome da ação (caso esta não se realize, indique se estaria interessado em frequentar a outra ação)
b) Nome completo
c) e-mail
d) Telemóvel/telefone
e) Escola e respetiva localização

Para informações adicionais, poderá contactar afpdqb@ciencias.ulisboa.pt ou qualquer um dos docentes coordenadores das Ações de Formação:

Departamento de Química e Bioquímica

Os oradores são alunos do Departamento de Matemática da FCUL e bolseiros do programa Novos Talentos em Matemática da Fundação Calouste Gulbenkian.

Programa

José Ricardo Teixeira Rochaapresenta a tese "Tropical forest fragmentation: effects on the spatio-temporal dynamics of its bat communities".

Neste workshop o objetivo central será capacitar os formandos para conceitos básicos de finanças e para as ferramentas essenciais na construção de um plano financeiro.

A história gloriosa das cidades universitárias, pensadas e contruídas como tal, esclarece posições ideológicas sobre a instituição - universidade - e sobre o próprio território em si, no momento em que sofre a intervenção.

Nos dias 27 e 28 de abril de 2017 irá realizar-se a 8.ª edição da feira anual de emprego da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) - Jobshop Ciências 2017, com foco nas áreas profissionais de Tecnologias de Informação, Consultoria

Carlos Rocha
CAMGSD - Instituto Superior Técnico

Mário Edmundo
CMAF-CIO, Universidade de Lisboa

A iniciativa, de entrada livre, conta com a participação de Henrique Cabral (FCUL/MARE).

O URKUND é uma ferramenta de deteção de plágio que compara os documentos que lhe são submetidos com um extenso repositório de informação, incluindo textos disponíveis publicamente (ex.

Seminário no âmbito do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa conjunta da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa.

Por Margarida Cunha (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).

O primeiro contacto com a astronomia é quase sempre através da observação das estrelas no céu, tão distantes e, aparentemente, tão iguais.

Encontra-se aberto até 30 de abril o concurso para acesso ao programa de apoio ao empreendedorismo e inovação na área do Mar Programa MARE STARTUP, cujos termos e formulário de candidatura podem ser consultados

Objetivos:

A Universidade de Lisboa realiza a 3.ª Semana de Inovação de 3 a 9 de maio de 2017, onde terão lugar as Conferências Anuais das Redes Temáticas Interdisciplinares da ULisboa.

Em 2016, mais de 1500 visitantes percorreram o nosso campus e participaram nas atividades disponíveis das várias áreas científicas que constituem o universo de Ciências.

Conferência internacional em honra de Maria Ivette Gomes (CEAUL, FCUL).

Ciências tem cerca de 250 laboratórios com produção diária de resíduos de diversas tipologias.

Objetivos:

Esta palestra procura que os participantes desenvolvam a capacidade de diferenciar emoções, tomar consciência da sua experiência interna, permitindo-se relacionar com as suas emoções de uma forma mais adaptativa.

Licenciatura em Química Tecnológica (LQT) celebra em 2017 os seus 35 anos.