Cicloficina da FCUL

Cicloficina da FCUL (Edifício C3, Piso 1), FCUL, Lisboa

A Cicloficina tem como objetivo ajudar os utilizadores de bicicleta a reparar gratuitamente as suas bicicletas e a criar uma cultura de utilização de bicicleta como transporte urbano. A Cicloficina é de todos e para todos os que quiserem participar nela: estudantes, funcionários, investigadores e docentes.

A Cicloficina rege-se pelo princípio "faz tu mesmo", o que significa que pretende envolver os utilizadores de bicicletas na reparação das mesmas, permitindo assim uma aprendizagem progressiva. O ciclista deve por isso procurar estar sempre junto ao mecânico durante a reparação, expondo as suas dúvidas e dificuldades.

Toda a ajuda é bem-vinda. A Cicloficina da FCUL está aberta à participação de novos membros com ou sem conhecimentos de mecânica e que queiram ajudar no crescimento da comunidade de utilizadores de bicicletas da FCUL.

Os oradores são alunos do Departamento de Matemática da FCUL e bolseiros do programa Novos Talentos em Matemática da Fundação Calouste Gulbenkian.

Programa

José Ricardo Teixeira Rochaapresenta a tese "Tropical forest fragmentation: effects on the spatio-temporal dynamics of its bat communities".

Neste workshop o objetivo central será capacitar os formandos para conceitos básicos de finanças e para as ferramentas essenciais na construção de um plano financeiro.

Nos dias 27 e 28 de abril de 2017 irá realizar-se a 8.ª edição da feira anual de emprego da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) - Jobshop Ciências 2017, com foco nas áreas profissionais de Tecnologias de Informação, Consultoria

Carlos Rocha
CAMGSD - Instituto Superior Técnico

A história gloriosa das cidades universitárias, pensadas e contruídas como tal, esclarece posições ideológicas sobre a instituição - universidade - e sobre o próprio território em si, no momento em que sofre a intervenção.

A iniciativa, de entrada livre, conta com a participação de Henrique Cabral (FCUL/MARE).

O URKUND é uma ferramenta de deteção de plágio que compara os documentos que lhe são submetidos com um extenso repositório de informação, incluindo textos disponíveis publicamente (ex.

Por Margarida Cunha (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).

O primeiro contacto com a astronomia é quase sempre através da observação das estrelas no céu, tão distantes e, aparentemente, tão iguais.

Encontra-se aberto até 30 de abril o concurso para acesso ao programa de apoio ao empreendedorismo e inovação na área do Mar Programa MARE STARTUP, cujos termos e formulário de candidatura podem ser consultados

Objetivos:

A Universidade de Lisboa realiza a 3.ª Semana de Inovação de 3 a 9 de maio de 2017, onde terão lugar as Conferências Anuais das Redes Temáticas Interdisciplinares da ULisboa.

Em 2016, mais de 1500 visitantes percorreram o nosso campus e participaram nas atividades disponíveis das várias áreas científicas que constituem o universo de Ciências.

Conferência internacional em honra de Maria Ivette Gomes (CEAUL, FCUL).

Objetivos:

Esta palestra procura que os participantes desenvolvam a capacidade de diferenciar emoções, tomar consciência da sua experiência interna, permitindo-se relacionar com as suas emoções de uma forma mais adaptativa.

Licenciatura em Química Tecnológica (LQT) celebra em 2017 os seus 35 anos.

Ciências tem cerca de 250 laboratórios com produção diária de resíduos de diversas tipologias.

A two-week international training school on the multiple effects of atmospheric nitrogen in ecosystems.

Nature-based approach to Design solutions for a more resilient future aims to support societies address a variety of environmental, social and economic challenges in sustainable ways. This approach relies on actions that are inspired by, supported by or copied from Nature.