Conferência

Pesquisando cetáceos na região Antártica: síntese e desafios

Sala 2.2.21, FCUL, Lisboa

Por Manuela Bassoi (Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - URFN).

Manuela Bassoi, PhD: Formada em oceanografia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no sul do Brasil, participa e desenvolve projetos de I&D, há mais de 20 anos, sobre mamíferos marinhos, principalmente cetáceos. Começou os estudos em 1994 no Laboratório de Mamíferos Marinhos do Museu Oceanográfico da FURG, até 1999 quando se mudou para Inglaterra para trabalhar na Seawatch Foundation e começar o mestrado e doutorado no National Oceanography Center em Southampton.

Retornou em 2006, ministrou aulas em Universidades do Rio de Janeiro, fixando-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde geriu o projeto internacional Census of Antarctic Marine Life (CAML) do Ano Polar Internacional até 2010. Realizou outro PosDoc (parceria UFRJ e FURG) e estabeleceu uma rede de colaboração com instituições na Europa, Oceania e América Latina de que resultaram numerosas publicações e comunicações científicas, além de material para ensino e extensão. Entre 2012 e 2016 ingressa no curso intensivo para Marinha Mercante, formando-se em Oficial de Náutica, com especialização posterior em navegação no gelo.

No início de 2018 retorna exclusivamente para atividades de pesquisa, como coordenadora científica do projeto: INTERações BIOlógicas em ecossisTemas marinhos próximos à Penı́nsula Antártica sob diferentes impactos de câmbios climáticos (INTERBIOTA) da FURG. É associada do Expert Group on Birds And Marine Mammals do SCAR onde lidera a criação de um grupo de trabalho de especialistas em Cetáceos. Atualmente reside em Natal onde é pesquisadora associada ao Laboratório de Bioacústica, Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), continuando a participar em projetos nacionais e internacionais na região Antártica: ECOPELAGOS-FURG/Brasil e Right Whale Project-British Antarctic Survey/UK.

14h00
MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.