Talks @LASIGE

Continuum Computing for ML Based Self Adaptive IoT Applications

Sala 6.3.27, Ciências ULisboa
Título/data do evento e fotografia do orador

Por Nabil Abdennadher (University of Applied Sciences, Western Switzerland).

The proliferation of sensing device technologies, and the growing demand for data-intensive IoT applications, are paving the way to the next wave of transformation in IoT computing systems architecture. The goal today is to design, implement and deploy a seamless interconnection of IoT, edge and cloud resources in one computing system, to form a compute continuum, also referred to as edge-to-cloud or fog-to-cloud.

In this presentation, compute continuum refers to the deployment and execution of self-adaptive machine learning-based applications employing IoT sensors. Because of their distributed nature over constrained resources devices, these applications leverage the cloud infrastructure for learning tasks while exploiting edge devices for inference tasks on data coming from local IoT sensors. This presentation will be organised as follow:

1. Why continuum computing?
  2. A comparative study of continuum computing solutions
  3. An example of a ML based IoT application deployed on an open-source continuum computing solution.

Bio: Nabil Abdennadher received the Diploma in Engineering (Computer science) from Ecole Nationale des Sciences de l’Informatique (ENSI, Tunisia), and the Ph.D. degrees in Computer Science from University of Valenciennes (France) in 1988 and 1991, respectively. He was an assistant professor at the University of Tunis II from 1992 to 1998 and a research assistant at the Swiss Federal Institute of Technology (EPFL) from 1999 to 2000. In 2001, he joined the University of Applied Sciences, Western Switzerland (HES-SO, HEPIA) as an assistant professor. In 2008, he became an associate professor and in 2017 he was promoted to full professor.

Nabil Abdennadher was head of the inIT research institute at HEPIA from 2010 to 2022. He is currently head of the LSDS research group, representative of the DataBooster initiative in Swiss Romandie and member of the Editorial Board of the Journal of Reliable Intelligent Environments. Nabil Abdennadher is currently working on several Swiss and European projects aiming at developing self-adaptive edge-to-cloud digital platforms applied to smart grid and smart city.

LASIGE Computer Science and Engineering Research Centre

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Stephanie Joy Mawson (ICS-ULisboa).

Seminário Doutoral em Ciências do Mar, por Matthew-James Bennett.

Iconografia representando um casal masculino/feminino e diversas áreas científicas

A maior feira de Mestrados e Pós-Graduações - 22 de fevereiro, na Cidade Universitária.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Marta Passadeiras (Universidade de Lisboa).

Título/data/local do evento, logótipo da RedeMov e fotografia de torniquete de acesso a meio de transporte

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Mathematical Logic Seminar, por Luís Cruz-Filipe (University of Southern Denmark).

Seminário Doutoral em Ciências do Mar, por Pedro Nunes.

Designação dos prémios, sobre uma imagem abstrata em tons cor de laranja

As candidaturas decorrem até 23 de fevereiro, com uma nova metodologia de avaliação.

Pormenor de homem a folhear um livro

M50 - Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 anos.

Fotografia de árvores sem folhas e de bancos de jardim

Estudantes de pós-graduação em Matemática da Faculdade de Ciências da ULisboa falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho.

Fotografia de sinal identificativo de vinha

Apresentação de candidaturas até 28 de fevereiro.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Lopes.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Bruno Santos (Stockholm University, Sweden).

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Luís Campos Ribeiro (CIUHCT, Ciências ULisboa).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Título/data do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de Lisboa (Castelo de S. Jorge e respetiva colina)

Submissão de propostas até 31 de janeiro.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e várias fotografias da orla costeira e de pessoas

Inscrições preferencialmente até 01 de março.