Conferência no âmbito da Semana do Fascínio das Plantas

Da Arabidopsis às culturas agrícolas

Sala 2.2.12, FCUL, Lisboa

A 18 de maio de 2017 a European Plant Science Organisation (EPSO), da qual a Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal (SPFV) é membro, irá promover pela quarta vez o Dia International do Fascínio das Plantas (Fascination of Plants Day 2017).

Pretende-se despertar o maior número possível de pessoas para a importância das plantas, desde o seu papel essencial na produção de alimentos e na produção de bens não-alimentares (papel, madeira, químicos, fármacos e energia), até ao papel determinante na conservação do meio ambiente. Esta iniciativa prolonga-se geralmente por toda a semana.​

A Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal, em colaboração com o Centro Ciência Viva de Sintra e com o apoio do Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa,  preparou um programa de celebração que decorre durante toda a semana, e inclui um ciclo de conferências e visitas à exposição "Há Vida na Terra: Plantas - Luz - Solo", que estará montada no Edifício C6 da FCUL.

Pedro Miguel Martins Assis defende a dissertação "Desenvolvimento de uma Solução de Business Intelligence".

Tipo de Evento Portas abertas/Visitas a laboratórios

Público Alvo Estudantes universitários

Tipo de Evento Tertúlias/Café de Ciência

Emanuele Frittaion
CMAFCIO, Universidade de Lisboa

Tipo de Evento Workshop

Público Alvo Professores

A Springer Protocols é a maior base de dados de métodos experimentais para as Ciências da Vida. Oferece informação pormenorizada sobre as técnicas e procedimentos necessários para repetir experiências laboratoriais.

João José Maia Martinsdefende a tese "Métodos eficientes de simulação e otimização em problemas de segurança portuária".

Tipo de Evento Workshop

Tipo de Evento Palestras/Conferências/Colóquios

Público Alvo Público em Geral

Miguel Cortes Rodrigues defende o trabalho de projeto "Fatores determinantes do rating soberano português".

Tipo de Evento Portas abertas/Visitas a laboratórios

Público Alvo Público em Geral

Fábio Alexandre Canada Ferreiradefende a dissertação "Automatic Tests Generation for Restful Apis".

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Por Tiago Campante (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)

Pedro Alexandre Reis de Sá Costa defende a tese "Dependable mapreduce in a Cloud-of-Clouds".

Vera Alexandra Fernandes Colaço defende a dissertação "Evaluation of left Ventricle Strains by applying SPAMM cardiac MRI techniques".

Ana Seabra Gomes Domingosdefende a dissertação "Bringing portal dosimetry for radiotherapy into the clinic".

HiTech is a training Program that supports researchers’ translating cutting-edge technology and scientific discoveries into business opportunities.

Por Liliana Apolinário (LIP).

Por Tom Reynkens (Research Centre Insurance – Leuven - Belgium).

Arthur Freitas Vieiradefende a dissertação "Desenho e Conceção de um Microscópio de Força Atómica".

Tatiana Cristina Soares Garção defende a dissertação "Avaliação empírica do risco de mercado: Estimação do Value-at-risk pela teoria dos valores extremos".

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

Durante o mês de novembro, o GAPsi vai organizar o ciclo Palestras no Outono, disponibilizando palestras com temáticas na área das Competências Transversais.