Sessão de Boas-vindas aos Novos Alunos 2017/2018

Grande Auditório (3.2.14), FCUL, Lisboa
ACI Ciências

Bem-vindos a Ciências!

Concluída a vossa matrícula/inscrição, não deixem de participar nas ações de acolhimento aos novos alunos, preparadas pela Faculdade de Ciências e pela Universidade de Lisboa.

Nesse sentido, destaca-se a Sessão de Boas-vindas aos Novos Alunos, a decorrer pelas 10h00 do dia 18 de setembro, no Grande Auditório da Faculdade de Ciências, com a duração aproximada de 90 minutos.

Programa:

O Grande Auditório de Ciências acolhe a Sessão de Boas-vindas aos Novos Alunos

Boas-vindas
Diretor de Ciências, Prof. José Artur Martinho Simões
Tec Labs - Centro de Inovação, Eng. Bruno Santos Amaro
Coordenador da Direção de Serviços Informáticos, Prof. Hugo Miranda
Coordenadora da Biblioteca, Dra. Ana Cristina Fraga
Coordenadora da Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno, Dra. Ana Paula Matos
Presidente da Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa, Bruno Coucello

Apresentações dos Departamentos
Biologia Animal, Prof. José Pedro Granadeiro
Biologia Vegetal, Prof. Rui Malhó
Geologia, Prof. Carlos Marques da Silva
Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia, Prof. Miguel Centeno Brito
Física, Prof. Margarida Telo da Gama
Química e Bioquímica, Prof. Carlos Farinha
Estatística e Investigação Operacional, Prof. Margarida Mendes Leal
Matemática, Prof. José Francisco Rodrigues
Informática, Prof. Cátia Pesquita
História e Filosofia das Ciências, Prof. Ana Simões

Atuação da VicenTuna

Ver também:

The objective of this course is to introduce participants to the details of communication and writing scientific publications. The main emphasis is on the most common form, the “primary scientific paper”, but other forms will be covered.

Estes seminários destinam-se à apresentação e discussão de estudos de caso em história de cultura material e coleções científicas, museus universitários e património científico em geral.

Ludgero Tiago Coelho Alves defende a dissertação "Pricing American-style Options using the Static Hedge Portfolio".

Por Philip Wadler (University of Edinburgh).

A organização da informação referente à produção científica e dos ficheiros que lhes estão associados implica, cada vez mais, a utilização de aplicações que permitam gerir a descrição e o arquivo dos documentos.

Por Edwin Brady (University of St Andrews).

Helena Maria Alves Almeida Carvalho defende o trabalho de projeto "Estudo da vinculação de um Cliente Particular a um Banco".

As provas, requeridas por Mário Abel Carreira Gonçalves, decorrem nos dias 25 e 26 de janeiro de 2018.

No dia 26 de janeiro, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "Ciclo do Carbono".

Por Teresa Dias (Post-Doc Researcher, PSE - Research Group).

Numerous exciting results circle around the quality of specific power series: formal, convergent, algebraic, Gevrey, Mahler, D-finite, P-recursive, differentially algebraic, holonomic, hypergeometric, lacunary, G-functions, ..., with often sharp contrasts between character

Por Nelson Nunes (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / FCUL).

Phylogenetics is one of the scientific areas of Biology that has grown fast and evolved in methodological terms in the last years.

Lack of fertile land to feed the exponentially growing population, insufficient water availability and quality, changes in the flow of nutrients through the bio-geo-cycles (especially N and P) and climate and land use changes are impacting ecosystems and their capacity to deliv

Nesta sessão, será apresentada a necessidade e área de ação da comissão, e seu código de procedimentos. A comissão ficará depois disponível para questões da audiência.

Por Jacek Radwan (Evolutionary Biology Group, Collegium Biologicum, Adam Mickiewicz University in Poznań).

Por Cinzia Soresina (CMAF-CIO - Universidade de Lisboa).

On completion of the course, the students shall have acquired the following knowledge and understanding:

The Lisbon mini-school on Particle and Astroparticle Physics provides under-graduated students with a comprehensive introduction to the field, covering both theoretical and experimental aspects.

Este Programa destina-se a promover competências para uma gestão mais eficaz das diferentes etapas do doutoramento. As inscrições decorrem até 01 de fevereiro de 2018.

Aprender a produzir energia, descobrir como se forma a maior onda surfada em todo o mundo ou perceber como podemos falar com um robô, são apenas alguns dos desafios lançados pela Universidade de Lisboa (ULisboa) aos visitantes da exposição “Descobre a ULisboa”.

2017 was marked by wildfires which ravaged Portugal and other regions around the world. The ash generated by these fires can contaminate downstream rivers and reservoirs, harming aquatic ecosystems and limiting water resources for human use.

Este ano a Faculdade de Ciências da ULisboa vai ser parceira do concurso Famelab Portugal e, pela primeira vez uma das eliminatórias regionais vai ter lugar na nossa Faculdade.

The continuous urban development associated with the growth of the world population has become one of the most important challenges of the present time. Today, cities accommodate more than 54% of the world's population, a proportion that is expected to increase to 70% by 2050.

The course starts with a short revision of multiple linear regression and generalised linear models, followed by an introduction to linear mixed effects models and generalised linear mixed effects models (GLMM) to analyse nested (also called hierarchical or clustered) data, e.g

Por Carlota Simões (DM-FCTUC e Museu da Ciência da Universidade de Coimbra).