Quintas do MARE

Quanto mais se procura, mais se encontra - genética populacional de um tubarão costeiro, a pata-roxa Scyliorhinus canicula, usando diferentes marcadores moleculares

Anfiteatro da FFCUL, Lisboa

Ana Veríssimo
CIBIO-InBIO

A pata-roxa, Scyliorhinus canicula, é uma pequena espécie costeira, de hábitos bentónicos e com dispersão limitada regularmente pescada ao longo da sua distribuição. Em termos de gestão, assume-se que constitua populações locais ao longo da sua distribuição. No entanto, estudos anteriores sugerem a inexistência de estruturação genética de pata-roxa no Atlântico. 
Neste estudo usamos três tipos de marcadores genéticos no sentido de clarificar a estruturação populacional da pata-roxa no Atlântico noroeste. Os nossos resultados demonstram a existência de diferenciação genética de populações ao longo da área amostrada, mas também evidenciam as discrepâncias de padrões entre marcadores moleculares. As conclusões deste estudo são pertinentes para a pata-roxa, mas também para outros tubarões scyliorhinídeos ou espécies com estratégias de vida semelhante (por exemplo raias) atualmente exploradas pela pesca, e podem ajudar na gestão sustentável destes recursos. 

17h30
MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.