Solid Earth Seminars

Fossil Charophytes, a useful tool in Continental Biostratigraphy and Palaeoecology

Sala 1.1.37, Ciências ULisboa (com transmissão através de Videoconferência)

Por Josep Sanjuan (Department of Earth and Ocean dynamics, University of Barcelona).

Charophytes is a group of freshwater/brackishwater aquatic plants considered the ancestors of vascular plants. Their calcified fructifications (gyrogonites and utricles) generally fossilize representing common microfossils in non-marine sedimentary sequences worldwide as old as Silurian in age. Gyrogonites and utricles have been traditionally used as non-marine biostratigraphic markers due to their specific morphology and high evolutionary rates. A number of charophyte biozonations have been defined and correlated with other fossil biozones such as mammals and foraminifera, mainly in the Mesozoic (Cretaceous) and Paleogene. Parts of these biozonations have also been calibrated to the geomagnetic polarity time scale (GPTS). Fossil charophytes display a key role in palaeoenvironmental reconstructions of non-marine depositional setting. Moreover, recent fossil charophytes (Neogene) represent a valuable tool to infer the limnological characteristics of ancient lakes such as the trophic status, the palaeosalinity, water table fluctuations, or the water temperature.

Transmissão em direto via Zoom (password: 2021_RG234).

IDL - Instituto Dom Luiz

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.