Seminário

Wetting of yield-stress fluids

Transmissão através de Videoconferência

Por Catherine Barentin (Université Lyon 1, France).

Yield-stress fluids such as emulsions, suspensions, gels or foams exhibit interesting mechanical properties depending on the applied stress. Indeed they behave like an elastic below a critical stress called "yield stress" and flow like a liquid above it. This intermediate behavior solid/liquid makes them particularly interesting for applications (food industry, cosmetics, building industry), but fundamentally difficult to describe.

In this seminar, I will study the wetting properties of yield stress fluids by performing three capillary experiments: a) capillary rise [1] , b) adhesion due to a capillary bridge [2] and c) spreading of a drop of a yied-stress fluid [3]. In the case of simple fluids, such experiments are classical and the wetting laws (Jurin's law or Young law) are well kown. Here I will study the influence of the yield stress on the final capillary rise or on the final contact angle. I will also show the strong impact of the dynamic history and of the boundary conditions [4]. More importantly, I will show that exploring the competition between surface tension, which is an equilibrium property, and yield stress effects that often keep the system out of thermodynamic equilibrium due to a dynamic arrest is possible as soon as force balances are performed.

Refs.:

  • [1] B. Géraud et al. , Eur. Phys. Letters, v 107, 58002 (2014).
  • [2] L. Jorgensen et al., Soft Matter, v 11, 5111 (2015).
  • [3] G. Martouzet et al., Phys Rev Fluids, accepted (2021).
  • [4] J. Péméja et al., Phys. Rev. Fluids, v4, 033301 (2019).

Zoom:

Topic: CFTC weekly seminar

Time: Jun 17, 2021 10:00 AM Lisbon

Join from PC, Mac, Linux, iOS or Android

Or iPhone one-tap:  308810988,84881693650# or 211202618,84881693650#

Or Telephone:

Dial: +351 308 810 988 (Portugal Toll) or +351 211 202 618 (Portugal Toll)

Meeting ID: 848 8169 3650

International numbers available

Or a H.323/SIP room system:

H.323: 162.255.37.11 (US West) or 162.255.36.11 (US East)

Meeting ID: 848 8169 3650

SIP: 84881693650@zoomcrc.com

10h00
CFTC - Centro de Física Teórica e Computacional
Física de altas energias

workshop é destinado a estudantes e investigadores em inicio de carreira que tenham interesse na aplicação de técnicas de machine learning à física de altas energias, com especial referência às experiências do LHC no CERN.

Logótipo da Unite! e fotografia de três estudantes

2nd Unite!-Ed Future Conference.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática

Atividades a decorrerem em CIÊNCIAS nos dias 14 e 19 de março.

A Academia das Ciências de Lisboa e o Seminário de Jovens Cientistas celebram a Matemática no panorama científico nacional e em sua relação com a sociedade.

Fotografia de jovens investigadores

Inscrições até 15 de março.

Título "Jornadas de Matemática" e logótipos das entidades envolvidas

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Cardume

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Ana Machado (IPMA, Lisboa, Portugal).

Seminário de Lógica Matemática, por Luís Pereira (Universidade de Lisboa).

Planta

As candidaturas terminam a 20 de março, estando previstos vários eventos de matchmaking para ajudar os participantes a encontrar parceiros para os seus projetos.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa celebra o segundo aniversário da Horta Solar, um projeto pioneiro que alia a produção de alimentos à geração de energia limpa.

Pintura abstrata em tons de azul, laranja e amarelo

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Mariana Oliveira (ICECO - Aveiro Institute of Materials, University of Aveiro, Portugal).

Alunos de CIÊNCIAS

Uma iniciativa gratuita, dirigida aos estudantes do 1.º e 2.º ciclo de estudos de CIÊNCIAS, com inscrições até 20 de março.

Logótipo C-Academy

2.ª edição do curso, com candidaturas até 17 de março.

Representação de folhas de árvores

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Título "Cybersecurity Executive Program Edição 2025", sobre um fundo em tons de verde

Adotar boas medidas e práticas de Cibersegurança é fundamental nos dias de hoje, para qualquer empresa, para proteger a integridade, confidencialidade e disponibilidade de dados sensíveis e pessoais, reduzindo o risco de ataques e fraudes.

Título/data/local do evento e representação de floresta

Esta é a altura certa para fazer os últimos preparativos para uma agrofloresta viçosa e produtiva que nos dará fruta, biodiversidade e sombra nos meses mais quentes.

Fotografia de criança a observar plantas com uma lupa

This course aims to explore ways of communicating science to non-specialized audiences, such as policy makers, industry, general public (including students and teachers), through their engagement and participation in citizen science activities.

Logótipo da Semana da Sustentabilidade

O foco da da SDS’25 é abrir espaço à reflexão sobre como as nossas ações, hoje, poderão influenciar o amanhã, sendo, assim, o lema desta Edição “Pelo Futuro, o Amanhã começa Hoje“.

Sala de aula

Curso creditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Secundário dos grupos 500 e 550, com candidaturas até 25 de março.

Reitoria da ULisboa

O ato eleitoral decorrerá nos dias 31 de março e 01 de abril de 2025.

Fotografia de coleção de insetos

The course includes several case studies of insect adaptation, and the most recent overview on insect evodevo, plasticity, ecophysiological responses and conservation under global change.

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.

O maior evento de empregabilidade de CIÊNCIAS, a decorrer nos dias 08 e 09 de abril.

Título/data/local do evento e fotografia da cidade de Lisboa

The conference aims to bring together students and young researchers working in Mathematics, Statistics, and Applications with a view to fostering discussions and collaborations amongst participants.

Páginas