FCT - Concurso para projetos de investigação em todos os domínios 2017

Foi publicado o Aviso de abertura para o Concurso de Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos 2017, decorrendo o período de apresentação de candidaturas até 17 de maio de 2017. O formulário de candidatura, bem como o guia de apoio ao preenchimento do formulário, serão disponibilizados até ao dia 13 de março de 2017.

Através deste concurso para projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico em todos os domínios científicos, pretende-se apoiar ideias inovadoras que sejam relevantes e contribuam de forma significativa para o avanço do conhecimento na respetiva área científica.

O concurso abrange todas as regiões do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Serão apoiados projetos pelo período máximo de 36 meses, e com um investimento elegível máximo de 240.000 €. A dotação global associada a este concurso ascende a 110,1M€, envolvendo o Orçamento de Estado e, quando aplicável. o COMPETE 2020 e todos os Programas Operacionais Regionais do Continente.

Todas as candidaturas devem ser apresentadas em língua inglesa através de formulário eletrónico no Balcão 2020. Não haverá submissão de candidaturas através do site da FCT.

Por Alexandre Cabral (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / FCUL).

Helder Coelho
FCUL / BioISI

Candidaturas até 27 de março de 2017.

A Cicloficina tem como objetivo ajudar os utilizadores de bicicleta a reparar gratuitamente as suas bicicletas e a criar uma cultura de utilização de bicicleta como transporte urbano.

Maurice de Gosson
Faculty of Mathematics, University of Vienna

The yearly scientific conference event from the COST Action MP1302.

28-31st March 2017 | Conference Chair: Teresa Madeira Amorim (FCUL).

O 2.º workshop do ScienceIN2Business vai percorrer o caminho do empreendedor desde a ideia até à criação do negócio.

As atividades de apoio aos Doutoramentos de Ciências foram recentemente organizadas no PhD Support Programme.

A Futurália é a maior feira de educação e formação que se realiza em Portugal, atraindo todos os anos milhares de alunos, professores e famílias.

Ana Cristina Ribeiro Alves Ferreira Inácio apresenta a tese "Comparative genomics in Brucella suis: from intra-specific and inter-specific distinctive features to diagnostic molecular markers".

Pedro Ribeiro
CeFEMA e Departamento de Física, IST, ULisboa

Por Jutta Papenbrock (Leibniz Universität Hannover, Institute of Botany).

Hélio Rasteiro
Investigador / Doutorando, Ciência Política, ISCSP-UL

Catarina Pombo Nabais (CFCUL) e Carlos Branco (INMLCF) são os curadores da exposição "O mais profundo é a pele", numa parceria entre o CFCUL - Centro de Filosofia das Ciênci

Lúcia Barão
Post-Doc Researcher (PSE Group)

Encontro COST a decorrer nos dias 30 e 31 de março de 2017, coorganizado por Paulo Nuno Martinho (FCUL).

Está aberto até 31 de março de 2017 o Concurso para Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2017, sendo atribuídas 900 bolsas em todas as áreas no âmbito deste concurso.

Está aberta a segunda convocatória do Programa Interreg Sudoe, para o período 2014-2020 e com um orçamento FEDER de 25 milhões de euros, para duas prioridades temáticas: Investigação e Inovação (16 milhões) e Meio Ambiente e Eficiência de Recursos (9 milhões).

Björn Gohla
Group of Mathematical Physics of the University of Lisbon