TMT - Ten Minutes Talk with the PhD students in Informatics

Deep Semantic Entity Linking

Transmissão através de Videoconferência

Conversa com Pedro Ruas (LASIGE, DI-FCUL).

Named Entity Linking systems are an essential component in Text Mining pipelines, bridging the gap between natural language (text) and knowledge bases. However, current systems have several limitations that affect their performance: the lack of context for entity mentions and approaches to deal with unlinkable entity mentions, incomplete disambiguation graphs, and excessive focus on English language to the detriment of multilingual approaches. The PhD project will focus on solving these challenges in order to develop a Named Entity Linking model that achieves state-of-the-art performance in Biomedical and Life Sciences domains.

Short Bio: He obtained the master's degree in Bioinformatics and Computational Biology (FCUL) in 2019, where his master's thesis was focused on improving a graph-based Named Entity Linking system applying the Personalized PageRank algorithm and semantic similarity. He joined the PhD in Informatics in October, 2020, and his main goal will be the development of Named Entity Linking systems that outperform state-of-the-art approaches.

Celebrating Pedro Duarte's 60th birthday.

Fotografia de campo agrícola e parque eólico

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de trator em campo agrícola

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia representativa de agricultura sustentável

Submissão de iniciativas até 30 de agosto de 2022.

Fotografia de pessoa a pegar num Ouriço-do-mar

Seminário de Pós-Graduação no âmbito do Doutoramento em Biologia, por Inês Ventura.

As Jornadas Interinstitucionais de Inovação Pedagógica estão abertas a docentes do ensino superior com interesse no seu desenvolvimento profissional pedagógico.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de diversas informações

Concerto solidário a favor da Associação Portuguesa Contra a Leucemia.

Logótipo da Comissão Europeia e iconografia associada ao Horizon Europe

1.ª edição do curso Horizon Europe, para candidaturas futuras a projetos colaborativos - manifestações de interesse até 05 de setembro de 2022.

Título do evento e iconografia relacionada com a ciência e a saúde

O workshop visa sensibilizar jovens, adultos e idosos para a importância do movimento induzido pela música na saúde e na qualidade de vida sustentável.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Programa a disponibilizar.