IDL Meetings

Sala 1.1.36, FCUL, Lisboa

Robert van de Ketterij
Managing Director IHC MTI B.V., The Netherlands

The last frontier… that is next door here in Lisbon. Only 10 km away from here there is a part of our planet that we’ve just started exploring: it is the deep sea. And we’re exploring it only now because of our ever increasing need for metals: for our phones, laptops and cars.
In the EU funded program BLUE MINING we try to advance technology so far that we can find where the resources are, how much ore we can mine on different locations on the seafloor, and how we can bring it to the shore safely and with as little damage to the environment as possible. This is all quite a challenge in an environment imposing more extreme conditions to our equipment than a mission to the moon.

IDL - Instituto Dom Luiz

Os oradores são alunos do Departamento de Matemática da FCUL e bolseiros do programa Novos Talentos em Matemática da Fundação Calouste Gulbenkian.

Programa

José Ricardo Teixeira Rochaapresenta a tese "Tropical forest fragmentation: effects on the spatio-temporal dynamics of its bat communities".

Neste workshop o objetivo central será capacitar os formandos para conceitos básicos de finanças e para as ferramentas essenciais na construção de um plano financeiro.

A história gloriosa das cidades universitárias, pensadas e contruídas como tal, esclarece posições ideológicas sobre a instituição - universidade - e sobre o próprio território em si, no momento em que sofre a intervenção.

Nos dias 27 e 28 de abril de 2017 irá realizar-se a 8.ª edição da feira anual de emprego da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) - Jobshop Ciências 2017, com foco nas áreas profissionais de Tecnologias de Informação, Consultoria

Carlos Rocha
CAMGSD - Instituto Superior Técnico

Mário Edmundo
CMAF-CIO, Universidade de Lisboa

A iniciativa, de entrada livre, conta com a participação de Henrique Cabral (FCUL/MARE).

O URKUND é uma ferramenta de deteção de plágio que compara os documentos que lhe são submetidos com um extenso repositório de informação, incluindo textos disponíveis publicamente (ex.

Seminário no âmbito do Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa conjunta da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa.

Por Margarida Cunha (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).

O primeiro contacto com a astronomia é quase sempre através da observação das estrelas no céu, tão distantes e, aparentemente, tão iguais.

Encontra-se aberto até 30 de abril o concurso para acesso ao programa de apoio ao empreendedorismo e inovação na área do Mar Programa MARE STARTUP, cujos termos e formulário de candidatura podem ser consultados

Objetivos:

A Universidade de Lisboa realiza a 3.ª Semana de Inovação de 3 a 9 de maio de 2017, onde terão lugar as Conferências Anuais das Redes Temáticas Interdisciplinares da ULisboa.

Em 2016, mais de 1500 visitantes percorreram o nosso campus e participaram nas atividades disponíveis das várias áreas científicas que constituem o universo de Ciências.

Conferência internacional em honra de Maria Ivette Gomes (CEAUL, FCUL).

Ciências tem cerca de 250 laboratórios com produção diária de resíduos de diversas tipologias.

Objetivos:

Esta palestra procura que os participantes desenvolvam a capacidade de diferenciar emoções, tomar consciência da sua experiência interna, permitindo-se relacionar com as suas emoções de uma forma mais adaptativa.

Licenciatura em Química Tecnológica (LQT) celebra em 2017 os seus 35 anos.