Cerimónia de Entrega do Prémio Bragança Gil

Sala 1.4.14, FCUL, Lisboa / Videoconferência
Prémio Bragança Gil

O Prémio Bragança Gil para a melhor tese em Física no biénio de 2017-2018 foi atribuido à tese "Emergence and Self-organization of Cooperation", de Vítor V. Vasconcelos, orientada por Jorge Pacheco em colaboração com Francisco Santos e Marta Santos.

Programa

• 14h00 - Boas-vindas pelo Presidente do Departamento de Física de Ciências ULisboa, José Rebordão
  • 14h30 - Palestra por Vítor V. Vasconcelos, "Domar a Complexidade"
  • 15h30 - Entrega do Prémio pela Presidente da Sociedade Portuguesa de Física, Maria Conceição Abreu e Silva
  • 16h00 - Encerramento

Sobre Vítor V. Vasconcelos

Licenciou-se em Física na Faculdade de Ciencias da Universidade de Lisboa, em 2010. Obteve o grau de Mestre em Física Estatistica e Não-linear na Faculdade de Ciencias da Universidade de Lisboa, em 2012. Doutorou-se em Física na Universidade do Minho, em 2017. Durante o Doutoramento foi investigador no CMAF (Centro de Matemática e Aplicações Fundamentais da Universidade de Lisboa) e no GAIPS (Group of AI for People and Society) do INESC-ID. Após terminar o douramento, tornou-se investigador na Universidade de Princeton. Em Setembro de 2019 assumiu funções como Professor Assistente na Universidade de Amsterdão.

Transmissão por Zoom para os alunos de pós-graduação do Departamento de Física de Ciências ULisboa e convidados. Na sessão presencial, a ter lugar na sala 1.4.14, estará presente um número reduzido de convidados.

14h00-16h00
Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros?

Geometry and Physics Seminar, por Ángel González Prieto (Univ. Complutense, Madrid).

Título/data/local/orador do evento e fotografia de arquivo de pessoas em S. Tomé e Príncipe

Seminário E3GLOBAL, por João Moreira da Silva (University of Cambridge).

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos que permitam aos interessados a apresentação de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Innovation Council (EIC), European Research Council (ERC) e Horizon Europe (HE).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Silvia Di Marco (CFCUL).

Colóquio de Matemática, por Giulio Ruzza (Universidade de Lisboa).

Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Um projeto que torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT).

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Título/data/local do evento e pormenor de ilustração do livro

Um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse.

Título/data do evento e fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Danny Hatters (The University of Melbourne).

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

O maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal.