O Prémio Bragança Gil para a melhor tese em Física no biénio de 2017-2018 foi atribuido à tese "Emergence and Self-organization of Cooperation", de Vítor V. Vasconcelos, orientada por Jorge Pacheco em colaboração com Francisco Santos e Marta Santos.
Programa
- 14h00 - Boas-vindas pelo Presidente do Departamento de Física de Ciências ULisboa, José Rebordão
- 14h30 - Palestra por Vítor V. Vasconcelos, "Domar a Complexidade"
- 15h30 - Entrega do Prémio pela Presidente da Sociedade Portuguesa de Física, Maria Conceição Abreu e Silva
- 16h00 - Encerramento
Sobre Vítor V. Vasconcelos
Licenciou-se em Física na Faculdade de Ciencias da Universidade de Lisboa, em 2010. Obteve o grau de Mestre em Física Estatistica e Não-linear na Faculdade de Ciencias da Universidade de Lisboa, em 2012. Doutorou-se em Física na Universidade do Minho, em 2017. Durante o Doutoramento foi investigador no CMAF (Centro de Matemática e Aplicações Fundamentais da Universidade de Lisboa) e no GAIPS (Group of AI for People and Society) do INESC-ID. Após terminar o douramento, tornou-se investigador na Universidade de Princeton. Em Setembro de 2019 assumiu funções como Professor Assistente na Universidade de Amsterdão.
Transmissão por Zoom para os alunos de pós-graduação do Departamento de Física de Ciências ULisboa e convidados. Na sessão presencial, a ter lugar na sala 1.4.14, estará presente um número reduzido de convidados.