Ciclo de Seminários em Biologia Humana e Ambiente

Desafios de adaptar o inadaptável: a agricultura e as alterações climáticas

Sala 2.2.21, Ciências ULisboa

Por Isabel Marques (Instituto Superior de Agronomia).

O nosso dia-a-dia depende de um número muito reduzido de plantas, que foram otimizadas para aumentar a produtividade dentro de uma faixa relativamente reduzida de condições ambientais. No entanto, o aumento da temperatura e das concentrações de CO2, a redução da precipitação, e a ocorrência de fenómenos extremos são eventos cada vez mais frequentes, que representam uma ameaça real para a segurança alimentar. Os avanços nas Ferramentas Genómicas, aliados à expansão do Big Data e da Inteligência Artificial têm um papel fundamental na agricultura sustentável, aumentando a resiliência das culturas agrícolas às mudanças climáticas e ajudando a criar uma nova geração de sistemas agroecológicos, compatível com a sustentabilidade dos recursos naturais. Este seminário aborda os efeitos das alterações climáticas nas culturas agrícolas, assim como os atuais desafios e oportunidades das novas tecnologias. Finalmente apresentam-se iniciativas/projetos agroflorestais que permitem a máxima racionalização dos fatores de produção e dos recursos naturais, constituindo respostas à urgência de descarbonização, de poupança de água, bem como de preservação da biodiversidade.

Departamento de Biologia Animal | Ciências ULisboa
Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Título/data/local do evento e pormenor de ilustração do livro

Um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Título/data do evento e fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Danny Hatters (The University of Melbourne).

Mini-Course, por Mahir Bilen Can (Tulane Univ, USA).

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Por Omiros Papaspiliopoulos, (Department of Decision Sciences, Bocconi University).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Lisbon AI Seminar, por Klaus Gärtner (CFCUL/RG2).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Adán Corcho (Universidad de Córdoba).

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Reasoning Seminar, por Joseph Berkovitz (Institute for the History and Philosophy of Science and Technology and Philosophy Department University of Toronto).

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

O maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal.

Workshop no âmbito do projeto EVORISE, por Kevin Mitchell (Smurfit Institute of Genetics and Institute of Neuroscience, Trinity College Dublin) e Luís Pessoa (Department of Psychology, University of Maryland).

The topics of the conference include (but are not limited to) classical and quantum integrable systems, complex geometry of moduli spaces, automorphic forms and their applications to number theory.