Escola/Workshop

Realiza-se nos dias 16, 17 e 18 de Setembro, na FCUL, a  Escola/Workshop

Modified Gravity Theories: Beyond Einstein's Legacy

-  Ed. C6, Sala 6.2.53 -

As Teorias Modificadas da Gravitação têm atraído muito interesse desde os trabalhos de Einstein. Foram motivadas pelo desejo de unificar todas as forças fundamentais da natureza, mas recentemente a descoberta de uma fase recente de expansão acelerada do Universo intensificou a investigação dessas extensões da gravidade como um possível explicação para esse efeito.

A presente Escola/Workshop enquadra-se na participação da FCUL na rede de doutoramentos IDPASC e conta com a contribuição dos centros CAAUL e CFNUL e do LIP.

Pretende fazer o ponto da situação atual da investigação nesta área cobrindo desde os aspetos teóricos aos resultados experimentais mais recentes, do universo infinitamente grande da Cosmologia ao universo infinitamente pequeno da Física de  Partículas.

Destina-se em particular a  estudantes e jovens investigadores interessados neste fascinante tema, mas também a investigadores mais experientes e procura proporcionar um ambiente de profícua aprendizagem e  discussão científica entre os  participantes. Para esse efeito conta com um leque de oradores convidados de reconhecido prestígio internacional, associados às experiências mais atuais como as do LHC/CERN, Planck/ESA, AMS, Auger, HTRU….

Informações mais detalhadas sobre esta Escola/Workshop podem ser encontradas na pagina web

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos que permitam aos interessados a apresentação de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Innovation Council (EIC), European Research Council (ERC) e Horizon Europe (HE).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Silvia Di Marco (CFCUL).

Título/data/local/orador do evento e fotografia de arquivo de pessoas em S. Tomé e Príncipe

Seminário E3GLOBAL, por João Moreira da Silva (University of Cambridge).

Geometry and Physics Seminar, por Ángel González Prieto (Univ. Complutense, Madrid).

Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Um projeto que torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT).

Colóquio de Matemática, por Giulio Ruzza (Universidade de Lisboa).

Geometry and Physics Seminar, por Sean Lawton (George Mason Univ.).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Título/data/local do evento e pormenor de ilustração do livro

Um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Título/data do evento e fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Danny Hatters (The University of Melbourne).

Mini-Course, por Mahir Bilen Can (Tulane Univ, USA).

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Lisbon AI Seminar, por Klaus Gärtner (CFCUL/RG2).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).