Cursos avançados cE3c 2021/2022

Hands on Functional Diversity: from Ecological Indicators to Ecosystem Services

Ciências ULisboa

Under the general framework of Global Change Ecology, the goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity. This includes the selection of functional traits and calculation of Functional Diversity Indexes. Examples of the application of this knowledge will be given regarding Ecological Indicators and Ecosystem Services.

The specific objectives are:

• To give a general overview on global change drivers and point out the needs of current and future studies on Ecology;
  • To synthesize the most useful methods and tools for Ecosystem Services assessment, focusing on Ecological Indicators;
  • To allow the participants to apply the acquired knowledge on case study data (participants’ data or data provided by the organizers), using R software. Examples of calculation with other software will also be provided (e.g. PC-ORD).
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Seminário do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia de Ciências ULisboa, por Pedro Pinto (Valorcar).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Vania Silverio (INESC Microsistemas e Nanotecnologias, IST).

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

A 17.ª edição do projeto decorre no 1.º semestre de 2022/2023.

Banner do evento

Reasoning Seminar, por Norbert Gratzl (Munich Center for Mathematical Philosophy, Ludwig-Maximilian University Munich).

Banner do evento

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores 2022, sobre um fundo verde

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Jardim do Príncipe Real recebem a grande festa da ciência.

Banner do concurso (inclui fotografia apresentada numa anterior edição)

Candidaturas até 30 de setembro de 2022.

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy.

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.