Seminário

Cosmic Rays with the Pierre Auger Observatory: messengers from the Ultra High Energy frontier

Sala 1.4.14, FCUL, Lisboa

Por Lorenzo Cazón (LIP / FCUL).

Abstract: Ultra High-Energy Cosmic Rays (UHECR) are the most energetic particles which we can directly measure. They carry information about the most violent regions in the cosmos, and also pose an excellent opportunity to explore particle physics several orders of magnitude above the energies attained by the LHC. In this seminar, I will introduce the physics of UHECR and the open questions about their origin and composition and also those questions related to the propagation through the interstellar space:their interaction with the CMB and magnetic fields.  I will also present the largest cosmic ray facility ever (3000 km2) the Pierre Auger Observatory, and its most important physics results.

Departamento de Física

Filipa Esgalhado Gouveia Cardoso defende a dissertação "Uterine contractions clustering based on surface electromyography: an input for pregnancy monitoring".

Ricardo Jorge Correia Costa defende a dissertação "Virtual Tutor: Information Retrieval in Moodle and Parametrization Via a Backoffice Application".

Ciclo de Palestras do GAPsi "Como comunicar de forma mais eficaz?"

Entre 31 de outubro e 28 de novembro, o GAPsi vai organizar um ciclo de palestras, disponibilizando várias palestras com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e de competências transversais ao nível da gestão do tempo, gestão da ansi

Por Marco Aurélio Sanfins (DE-IME, Universidade Federal Fluminense).

Aperfeiçoar a Relatividade de Einstein para explicar fenómenos extremos e mistérios do Universo, e conhecer o passado e as pessoas do museu de história natural da Escola Politécnica, serão os dois temas em conversa na sessão de novembro do PubhD de Lisboa.

Por Patricia Faísca (DF-FCUL).

Da vida e do futuro: comunicar ciência aos jovens em Portugal (sécs. XIX-XX)

Em Portugal, que visões do futuro e da vida foram transmitidas aos mais jovens quando se lhes falou de ciência? Que projetos de sociedade se esconderam nas representações de ciência que lhes foram apresentadas? Quem comunicou ciência aos mais jovens?

Candidaturas abertas para Estágios Tecnológicos no CERN, ESA, ESO e EMBL

A FCT abriu os concursos para a atribuição de 20 bolsas destinadas à realização de estágios tecnológicos em quatro organizações científicas internacionais das quais Portugal é membro, nomeadamente a Organização

The ICGI’2018 - International Conference on Graphics and Interaction will take place between 15 and 16 November 2018 at the Faculty of Sciences of the University of Lisbon, in Portugal, a joint organization between the Large-Scale Informatics Systems

Por Carlos Oliveira (Grupo de Física Matemática, Universidade de Lisboa).

Por Jagoba Malumbres-Olarte (Post-Doc Researcher, cE3c group Island Biodiversity, Biogeography & Conservation).

Por Tatsuya Miura (Max Planck Institute for Mathematics in the Sciences, Leipzig).

60 Minutos de Ciência "Geoconservação em meio urbano: o que se fez e não se fez"

Dedicada ao património geológico e à sua conservação em meio urbano, recebemos o Professor Doutor Galopim de Carvalho, entusiasta divulgador das geociências e antigo diretor do MUHNAC-ULisboa, em mais uma sessão de 60 Minutos de Ci

O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente tem o prazer de convidar professores e educadores a conhecerem o seu programa educativo “O MARE vai à escola” 2018/2019, com atividades disponíveis para todos os graus de escolaridade.

Projeto Empresarial 2019

Está aberto o período de pré-inscrições para a UC Projeto Empresarial, a ter lugar no 2.º semestre (Licenciaturas, Mestrados e Mestrados Integrados).

Marte 2030 - Ciclo de conversas com os pés assentes em Marte

Por Rui Agostinho (IA/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e Pedro Fevereiro (DBV/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e ITQB-NOVA).

Estágios Internacionais da IAESTE em 2019

Interessado em realizar um estágio extracurricular a nível internacional?

A IAESTE oferece esta possibilidade - realizar um estágio remunerado numa empresa / centro de investigação, em ambiente de trabalho.

Por Afonso Pais de Sousa (Siemens Mobility).

No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e o CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa em abril passado, irá realizar-se em breve a primeira sessão de divulgação sobre

1.º Encontro "A Universidade de Lisboa e o Património"

Sob a égide do Ano Europeu do Património Cultural, a Universidade de Lisboa não pode deixar de se associar às comemorações que se desenrolam por toda a Europa.

Jorge Miguel Campilho Fragoso defende a dissertação "Estudo de equações e sistemas de equações elípticos não lineares com expoente crítico em IR2".

Viticultura sustentável, um mito ou uma realidade emergente?