Webinar no âmbito da 1.ª Semana Nacional sobre Espécies Invasoras

Hortênsias e Muito Mais: espécies exóticas e invasoras nos Açores

Evento online
Logótipo da iniciativa, sobre um fundo verde

Oradores: Rui Bento Elias (investigador e professor, Grupo da Biodiversidade dos Açores), Hernâni Hélio Jorge (Diretor Regional do Ambiente) e Celia López Cañizares (Consultora externa na Rede Europeia de Informação sobre Espécies Invasoras).

O verde dos Açores aconchega os seus habitantes e quem os visita. São ilhas que explodem de vida, tanto em terra como no mar. Mas o que vemos hoje não é o verde original, é uma paisagem moldada pelo ser humano e preenchida por espécies dos quatro cantos do mundo. Falamos em espécies exóticas que, ao contrário das espécies nativas, não pertencem à biodiversidade natural dos Açores. O problema é que algumas exóticas se adaptam tão bem a este novo ambiente que se tornam espécies invasoras! Neste Webinar, vamos falar sobre as espécies invasoras dos Açores e os impactos que têm na biodiversidade e economia regional, o que se tem feito, na região, para lidar com este problema, o que é que se faz ao nível da União Europeia e o que cada um de nós pode fazer para ajudar a controlar estas invasões em pleno século XXI.

Evento emitido online, via streaming, em https://youtu.be/d_NSx5OANXg.

Hortênsias e Muito Mais: espécies exóticas e invasoras nos Açores

15h30-17h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (Grupo da Biodiversidade dos Açores)
Banner do evento

Talk @LASIGE, por Bruno Loff (Faculdade de Ciências, Universidade do Porto).

Logótipo do evento

The main goal of this annual conference is to expose students, engineers, scientists and the overall academic and scientific communities to the greatest recent advances in the fields of Technology, Health and Biomedical Engineering taking place in some of the most prestigious research institutions.

Banner do evento

Visionamento do filme "A Febre das Partículas", seguido de debate.

Seminário no âmbito da unidade curricular “Impacto Ambiental e Análise de Ciclo de Vida”, por Paulo Silva (Valorpneu).

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Daniel Passos

(CFTC, Lisbon University).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por James Ladyman (University of Bristol).

Logótipo da iniciativa, sobre imagem alusiva à cibersegurança

A ciência rege-se por diferentes escalas de tempo. Diferentes áreas do conhecimento estudam processos a diferentes escalas: dos nanossegundos aos milhões de anos. Quais são os Andamentos da Ciência?

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades.

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 - registration now available!