Solid Earth Seminars

Coastal Dunes in a Changing Climate

Transmissão através de Videoconferência

Por Susana Costas (CIMA - Universidade do Algarve, Portugal).

Coastal dunes represent the first line of defence wave attack, acting as sediment reservoirs during erosional episodes and protecting inland areas from sea water flooding during storm. The stability of coastal dune systems is linked to the binding effect of vegetation. Sand may be transferred landward via unvegetated transgressive dunes and blowouts, whereas vegetation traps sediment and encourages vertical dune growth. Coastal dunes respond rapidly to changing environmental conditions and have the potential to serve as indicators of multiple facets of climate change as their survival and growth results from the combined effect of winds, precipitation, sediment and nutrients availability, and to a lesser extent, temperature. Considering the relevance of these landforms as indicators of climate change and providers of ecosystem services, we focus our research on (i) exploring how coastal dunes adapt to changing climate conditions over different temporal scales, including the ongoing climate change, and (ii) investigating the best strategies to simulate long-term coastal evolution at sandy coasts using holistic approaches that integrate beach and dune dynamics in process-based models.

Transmissão em direto via Zoom (password: 2021_RG234).

IDL - Instituto Dom Luiz

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.