Encontros Scientia

Savanas amazónicas como um laboratório para estudar ecologia e conservação de morcegos

Evento online

Por William Carvalho (Professor Convidado - Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul).

Dentre os diferentes ecossistemas amazônicos, destaca-se a savana amazônica, que apesar de ocupar aproximadamente 2,25% de todo o bioma amazônico, ainda é pouco conhecida e protegida. Esse ecossistema amazônico é caracterizado por uma matriz de savana que contém em seu interior manchas de florestas, floresta ripária, buritizais e savanas alagadas. Esses ecossistemas únicos não têm a mesma proteção que os habitats florestais amazônicos, estando fortemente ameaçado frente ao avanço dos plantios de grãos, florestas plantadas, projetos de infraestrutura, mineração e grilagem de terra. Desde 2016 estamos desenvolvendo estudos com mamíferos nos Lavrados de Roraima e no Cerrado do Amapá, dois dos maiores blocos de savanas amazônicas, buscando responder diferentes perguntas ecológicas nessas paisagens complexas. Aqui, usando os morcegos filostomídeos como modelos, e através de uma abordagem multidimensional para a diversidade de espécies, vou mostrar como esses mamíferos voadores usam de forma diferente os diferentes componentes da paisagem das savanas. Além disso, vou mostrar que há diferentes respostas para a substituição de savanas de acordo com a guilda trófica dos morcegos. Nossos resultados têm implicações diretas para implementação de ações práticas de conservação, principalmente para a manutenção dos serviços ecossistêmicos fornecidos pelos morcegos e pelas savanas nesse ecossistema amazônico.

Transmissão em direto no canal de YouTube do cE3c.

cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais
Fotografia de investigador, acompanhada do título do evento

Um dia dedicado à promoção da oferta formativa de mestrados e pós-graduações de Ciências.

Vem desenvolver a tua expressão oral com o auxílio de exercícios teatrais.

Ten Minutes Talk with the PhD students in Informatics, com Diana Sousa (LASIGE, DI-FCUL).

Conferência do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, por Francisco Dionísio (EE-cE3c).

Solid Earth Seminar, por Henrique Duarte (Geosurveys, Consultores em Geofísica).

Por Rafael Izbicki (Federal University of São Carlos, Brazil).

Pormenor da Exposição "Formas & Fórmulas" (Ciências, out2016-mar2017)

A sessão tem como objetivo apresentar o programa doutoral, os cursos doutorais abertos em 2021/2022, os temas para tese e seus orientadores.

Logótipo da iniciativa

"Património e divulgação em Paleontologia" é o tema escolhido para esta edição do EJIP.

Lisbon Webinar in Analysis in Differential Equations, por Simone Di Marino (Università di Genova).

Geometry Webinar, por Stéphane Guillermou (CNRS, Univ. Grenoble).

Logótipo do ciclo de webinars, sobre um fundo branco

At AppEEL, we aim to advance the study of evolution from an inter- and transdisciplinary approach and to identify how biological evolutionary theories can be applied to the epistemological, sociocultural and linguistic domains.

Capa do livro "O Triunfo dos Jardins"

Lançamento do livro "O Triunfo dos Jardins - O pelouro dos Passeios e Arvoredos de Lisboa (1840-1900)", de Ana Duarte Rodrigues (Ciências ULisboa).

O principal objetivo deste evento consiste em dotar e atualizar os formandos para as características comportamentais da Perturbação do Espectro do Autismo, assim como para o impacto desta nas diferentes áreas da vida do estudante do Ensino Superior.

Colóquio de Matemática, por Jorge Buescu (DM-FCUL e CMAFcIO).

Lista de Universidades

Candidaturas até 21 de maio de 2021 (mobilidade no 1.º semestre).

Logótipo do Voluntariado em Ciências e prazo de candidatura

Candidaturas de 10 a 25 de maio de 2021.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Daniele Molinini (CFCUL/GI1).

Evento de promoção da investigação na área da Estatística junto dos alunos de Licenciatura e de 1.º ano de Mestrado.

A mostly practical course, offering an overview on different community ecology and macroecological methods and software.

Logótipo da conferência, sobre um fundo branco

THE meeting place for Mobility Management practitioners and experts all over Europe.

An overview of the different ways to measure biodiversity, and provides tips for the stratification of primary biodiversity data and the construction of variables that describe its various facets.

This course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Título e data do evento

An overview of recent developments and applications of the algebraic and analytic theory of D-modules.

How to predict the three-dimensional structure of nucleic acid and proteins from their sequence and use the acquired knowledge to improve or create new methodologies in molecular biology research and diagnostics?

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Welcome to an unique silicon for photovoltaics event in Lisbon!