Conferência

Meaning of Life and Our Place in the Universe

Biblioteca do Instituto Dom Luiz, Edifício C1, FCUL, Lisboa

Por Sang–Mook Lee (Seoul National University).

Em Portugal para fazer ciência, Sang-Mook Lee partilha connosco a sua experiência de cientista ativo, apesar de tetraplégico. É uma lição preciosa de alguém que não se deixou vencer pela adversidade.

Abstract: We all die someday but we seldom think about this. I had a rare occasion to feel what is it like to die during a car accident almost 13 years ago. The incident made me realize that our lives are finite and at the same time presented me with a new burden on how one should plan the second life. I think it was Carl Sagan who said "I don't want to believe. I want to know". In a similar spirit, I would like to take you on a small personal journey since my accident where I searched for so-called 'meaning of life and our place in the universe.' I don't have the answer but at least I realize that, although our lives and the values that we impart are different and personal, the journey that we took as humanity from Big Bang, to the origin of life and the rise of consciousness, and eventually to the establishment of an advanced civilization is truly remarkable and unique. It is something we can all relate to in this world of uncertainty and should be the start point of a global dialogue.

IDL
Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.