TWIN2PIPSA Expert Seminars

Targeting Ataxin-3 aggregation: Clues for Machado-Joseph's disease therapy

Sala 6.1.36, Ciências ULisboa
Título, local e data do evento, acompanhados da fotografia da oradora

Por Sandra Macedo-Ribeiro (Group Leader of the Biomolecular Structure & Function Lab at i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto).

Spinocerebellar Ataxia type 3 (SCA3) is a rare dominant neurodegenerative hereditary ataxia. SCA3 is caused by the expansion of a trinucleotide CAG repeat in the ATXN3 gene, which leads to the formation of an expanded polyglutamine (polyQ) tract in the ataxin-3 protein (Atx3). In SCA3, protein aggregates with the pathogenic polyQ-expanded Atx3 accumulate in degenerating brain regions, resulting in symptoms of the disease. The exact cause of neurotoxicity is still being debated, but abnormal aggregation of pathogenic Atx3 contributes to neuronal damage in SCA3 and other polyQ disorders. Our team has identified various molecules that target aberrant Atx3 self-assembly, and the impact of these studies in uncovering new clues for disease-modifying therapies for SCA3 will be discussed.

Theory of Computing Seminar, por Mateusz Skomra (LAAS/CNRS).

Título do evento, sobre uma fotografia do Large Hadron Collider

The objective of the course is to introduce the physics, analysis methods and results on the physics areas covered by the LHC experiments.

Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Saúl Pérez-González (Universidad de Valencia).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Erida Gjini (CEMAT, Instituto Superior Técnico).

Titulo "Inteligência Artificial no Apoio às Operações Navais" e fotografia de perfil de dois militares (um deles em formato "digital")

Conferência IDEA 2024.

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Susana Martins.

Pormenor de robô

Evento especialmente dirigido a todos os estudantes finalistas de licenciatura e profissionais do mercado de trabalho.

Colóquio de Matemática, por José Francisco Rodrigues (DM-Ciências ULisboa).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por Carlos N. Rautenberg (George Mason University).

CIUHCT Distinguished Lecture, por María M. Portuondo (Johns Hopkins University).

Título/data/local do evento e logótipos dos organizadores

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Título/data do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Lisbon AI Seminar, por Rui Vieira da Cunha (MLAG UPorto, Business School UCP).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Logótipo do Dia Internacional da Matemática, sobre um fundo branco

Atividades a decorrer em Ciências ULisboa nos dias 13 e 14 de março.

Logótipo do projeto e fotografia de perfil de dois docentes

Inscrições no seminário/observações de aulas até 10 de março.

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Pier Luigi Pireddu (CIUHCT - ULisboa).

Uma exposição que procura dar a conhecer este grupo de aves, mostrando a diversidade e distribuição das várias espécies, as suas curiosas adaptações ao estilo de vida em terra e no alto-mar, as espécies em risco de extinção e os fatores que as ameaçam.

Mão humana a interagir com um ecrã virtual

Novos prazos de submissão de candidaturas a projetos IC&DT e PeX.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Luís Tirapicos (Universidade de Lisboa).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

Consegue comunicar eficazmente a sua investigação de doutoramento em 3 minutos?

Fotografia de participantes numa anterior edição da Jobshop Ciências

O maior evento de empregabilidade de Ciências, a decorrer nos dias 09 e 10 de abril.

23 de abril de 2024 assinalamos o 113.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Pré-inscrições já disponíveis!