Science with Gaia

Sala 1.4.14, FCUL, Lisboa

Por André Moitinho (DF-FCUL).

Abstract: Gaia is a cornerstone mission of the European Space Agency (ESA) launched in December 19, 2013. Its main scientific goal is to understand the structure and development of our Galaxy, the Milky Way. The originality of Gaia lies on its unprecedented ability to determine stellar positions with micro-arcsecond accuracy. With this accuracy, astronomical distances in the Milky Way and beyond will be geometrically determined through parallaxes, providing solid fundamental steps of the Cosmological distance ladder reaching at least as far as the Magellanic Clouds. But Gaia will provide much more. It is gradually producing a Petabyte-scale data archive for almost two billion sources. The archive includes space motions, photometry, time series,  and astrophysical parameters, which are fundamental observables for research done at CENTRA: Galactic structure, stellar physics, General Relativity tests, distance-scale and age of the Universe, dark matter mapping, celestial reference frame, supernovae, quasars. Gaia Data Release 1 (GDR1) was issued in 2016. It was a test release containing parallaxes and proper motions for only 2.5 million sources. Still, the mission's scientific impact is already considerable. The second data release will happen in April 25, 2018, it will contain parallaxes and proper motions of over a billion sources and is expected to alter dramatically our current ideas on several fields of astrophysical research. In this talk I will give an overview of the mission, present results from GDR1 and discuss the scientific potential of the upcoming data releases.

Departamento de Física

Por Marigo Stavridi (Department of Medicine, University of Patras, Greece).

O que são as estrelas e os planetas? Para dar resposta ao problema foram introduzidos os novos ramos de conhecimento da Astrofísica e das Ciências Planetárias.

Por Bernardo San Martin (Universidad Católica del Norte).

Sessão de apresentação do EDP Trainee Program

Entrada livre, mediante inscrição prévia até ao dia 26 de setembro de 2018.

Por Anupam Sengupta (Physics and Materials Science Research Unit, University of Luxembourg).

As Adaptações da Agricultura às Mudanças Climáticas: França, Portugal e Mediterrâneo

Estes encontros visam aproximar as equipas de investigação de ambos os países assim como dos países parceiros, com o objetivo de desenvolver a cooperação científica, sobretudo no que respeita à iniciativa PRIMA (Partnership for Research and Innovation in the M

Sessão de abertura do ano letivo 2018/2019 do PD-FCTAS, na qual será proferida uma conferência por Viriato Soromenho-Marques (Faculdade de Letras da ULisboa) s

A Associação Ludus e o Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tomaram a iniciativa de organizar regularmente um conjunto de conferências de alto nível.

Tiago Filipe Miranda Mota defende a dissertação "Digital Workplace - Office 365 Solution".

Pedro Alexandre Pacheco Pinto Maia defende a dissertação "Resilient Communication in Smart Grids".

Noite Europeia dos Investigadores 2018

Ciência na cidade é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018-2019, o qual pretende aproximar investigadores e sociedade em atividades preparatórias e durante as noites da última sexta-feira de setembro.

Fabiano Mota da Silva defende a tese "Aplicação de métodos geofísicos, geológicos e deteção remota, na investigação da sismicidade induzida na barragem do Castanhão, região nordeste do Brasil".

Noites no Observatório - Mais perto do inatingível

Por José Afonso (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Orçamento Participativo Portugal

O Orçamento Participativo Portugal é um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual as pessoas apresentam propostas de investimento e que escolhem, através do voto, quais os projetos q

Bolsas de Doutoramento da ULisboa

A ULisboa lançou, em 2015, um Programa de Bolsas de Doutoramento. Reconhecendo a importância que o financiamento dos estudantes tem para o desenvolvimento dos sistemas económico e científico, procurou-se assim criar condições para que os jovens investigadores concretizem o

Alunos de Ciências

Candidaturas online de 01 a 30 de setembro de 2018.

Ricardo João Viegas Ressurreição defende a tese "Evolução tectono-estratigráfica cenozóica do litoral alentejano (sector Melides-Odemira) e enquadramento no regime geodinâmico atual".

Por Pedro Pinto (Universidade de Lisboa).

David Manuel da Costa Berto defende a dissertação "Universal Windows Application - Apoio à Inspeção".

SPINON Workshop 2018

A platform that brings together renowned scientists and young researchers in the field of molecular magnetism.

Tiago Alexandre Orrico Moucho defende a dissertação "VisuaLeague II - Animated Maps for Performance Analysis in Games".

Rui Pedro Cascalheira Calado defende a dissertação "Auditoria Contínua e os Incidentes de Segurança".

Paulo David Ferreira Antunes defende a dissertação "Monitoring Web Applications for Vulnerability Discovery and Removal Under Attack".

Por André Vizinho (PhD student and project coordinator at CCIAM - cE3c).

O CNADS - Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, presidido por Filipe Duarte Santos (professor catedrático jubilado do Departamento de Física de Ciências ULisboa), promove a conferência "Recursos Hídricos e Agricultura em cenários