Congresso das Escolas Secundárias

O que existe no meu mundo?

Salão Nobre, Reitoria da ULisboa
Frase "O que existe no meu mundo?" sobre um fundo azul e amarelo

Em 2019 celebram-se os 150 anos da Tabela Periódica, pelo que a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou este ano como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT 2019). Também neste ano se celebra o centenário da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC).

No âmbito destas comemorações, o Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa promove o Congresso "O que existe no meu mundo?", que irá englobar comunicações orais ou em painel. Pretende-se que os alunos reflitam com os seus professores sobre os elementos químicos usados nos objetos do quotidiano e sobre sustentabilidade, reciclagem e ética relacionada com a exploração dos minerais e outros materiais que são vitais para a implementação e desenvolvimento das tecnologias que usamos diariamente.

Pelas 16h00, será apresentado o Livro "Os elementos em Ciências - uma viagem pela Tabela Periódica", escrito por professores e investigadores de vários Departamentos e Unidades de Investigação da Faculdade de Ciências. Este livro tem como objeti​vo a divulgação da investigação desenvolvida em Ciências ULisboa, centrada em vários elementos da Tabela Periódica, bem como o seu impacto na sociedade.​​​

Consulte o índice de autores no flyer

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.