Mestrado Integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente

Prova de Mestrado "Caracterização e otimização energética de processos na indústria conserveira - caso de estudo"

Sala 8.2.12, FCUL, Lisboa

David Samuel dos Santos Prata defende a dissertação "Caracterização e otimização energética de processos na indústria conserveira - caso de estudo".

Membros do Júri:

• Prof. Doutor Killian Paulo Kiernan Lobato, Professor Auxiliar do DEGGE/FCUL, na qualidade de Presidente;
  • Prof.ª Doutora Marta Panão, Professora Auxiliar do DEGGE/FCUL, na qualidade de arguente;
  • Prof. Doutor Guilherme Carrilho da Graça, Professor Auxiliar do DEGGE/FCUL, na qualidade de orientador.

Por Carina Silva (Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa & Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa).

Speaker: Jean-Baptiste Casteras (CMAFcIO, Universidade de Lisboa).

Imagem ilustrativa do evento

In this webinar, we will overview the past, present and future activities of the BioData.pt Plant Sciences Community, showcase some of its more impactful resources, and discuss the hurdles that still need to be tackled for FAIR plant data to become a widespread reality.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada dos títulos, datas e horários das sessões

Pretende-se com estes webinars que os alunos adquiram alguns conhecimentos e desenvolvam competências como proatividade, falar em público, gestão de tempo e liderança, para que ao longo do ano letivo integrem associações, núcleos ou outras organizações, para além do curso.

Por Longmei Shu (Emory University).

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 22 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Evento dirigido a educadores e professores do ensino pré-escolar ao secundário, com o objetivo de divulgar o programa educativo, dar a conhecer as atividades do mesmo, apresentar as novidades para o presente ano letivo, e ainda divulgar outros projetos ou entidades convidadas que promovam a literacia do Oceano.

Speaker: Davide Masoero (Grupo de Física Matemática, FCUL).

Divulgação dos resultados do projeto Crassoreab - Reabilitação da produção de ostra portuguesa Crassostrea angulata com recurso a microalgas autóctones.

Tens o que é necessário para ser um data scientist, numa das principais entidades bancárias em Portugal?

A Feira da Matemática está de volta ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa. Este ano, com um programa exclusivamente online.

Considerando a evolução recente da pandemia de COVID-19 e a resolução do Conselho de Ministros n.º 88-A/2020, de 14 de outubro, o evento foi cancelado.

Fotografia de caminhantes numa montanha

Estas ações de formação estão suspensas em cumprimento do Plano de Contingência de Ciências_COVID-19.

Mais informações: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/saude.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada do respetivo título, data e logótipo da entidade organizadora

O programa constará de lições plenárias, palestras convidadas, comunicações orais, apresentações em painel e debates sobre todos os temas da Química Analítica moderna.

Speaker: Pedro Pinto (Technische Universitat Darmstadt).

Por Bruno Jacinto (CFCUL/GI1).

Scientific achievements, contributions to fight COVID-19, speed dates and posters…

Logótipo do projeto "Observar e Aprender"

Observar e Aprender - Observação cruzada de aulas entre docentes, numa base de voluntariado e de partilha de experiências pedagógicas na Universidade de Lisboa.

De onde vêm todos os compostos que te permitem estar a ver esta mensagem ou notícia no teu smartphone ou computador? Será possível montá-lo sem toda uma cadeia de impactes sociais e económicos?

Fotografia de docentes

Instructor immediacy refere-se aos comportamentos verbais e não verbais que potenciam a proximidade do docente aos estudantes.

Título e data do evento, inseridos numa fotografia do campus do Instituto Politécnico de Tomar

A conferência constitui um fórum de discussão e reflexão sobre os mais recentes avanços na investigação, inovação e práticas na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Instituições de Ensino Superior.

Fotografia de ilha no Oceano Pacífico

A Direção-Geral de Política do Mar, na qualidade de operador do Programa Crescimento Azul do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014/2021 (EEA Grants), lançou recentemente o

Leitura e escrita são a base fundacional de todas as literacias e a condição primeira para o juízo compreensivo e crítico, o enriquecimento cultural, a formação estética e a memória individual e coletiva das sociedades.

Imagem ilustrativa do prémio (fotografia de rosto de um jovem, metade humana e metade "computorizada", acompanhada do título da iniciativa e do slogan "Um Milhão para a Inovação"

Novo prazo de candidatura a decorrer até ao dia 31 de outubro de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.